Polícia

Novo conflito é registrado entre indígenas e agricultores em Guaíra, no Paraná

A cidade de Guaíra, no oeste do Paraná, registrou um novo conflito entre agricultores e indígenas nesta quinta-feira (17). O caso aconteceu quando agricultores em um caminhão, quatro tratores e caminhonetes entraram na área onde vive a comunidade Yvyju Avary, da etnia do povo Avá-Guarani.

Informações divulgadas pelo Conselho Indigenista Missionário, organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), apontam que os moradores do território foram vítimas de disparos de arma de fogo. Os agricultores teriam ainda pulverizado agrotóxicos sobre a localidade.

Uma caminhonete teria atropelado um indígena, que foi encaminhado para o hospital da cidade de Guaíra. Outro indígena teria ficado ferido na cabeça após ser agredido a pauladas por um homem que seria proprietário do terreno onde a comunidade vive. Um cachorro que vivia na área teria sido morto.

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o momento do confronto. A comissão que representa os indígenas informou que a área em questão está em processo de conciliação e que um dos fazendeiros teria aceitado realizar a venda do território para a regularização. No entanto, outro fazendeiro estaria se negando.

O presidente interino da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) do Paraná, Ágide Eduardo Meneguette, criticou a quantidade de ações do governo federal para o combate aos confrontos. Ele informou que os agricultores foram as vítimas dos indígenas.

A prefeitura de Guaíra informou que o ataque, na realidade, teria sido direcionado dos indígenas contra os agricultores que entravam na área, que seria uma propriedade rural privada, para plantar. Os funcionários teriam sido agredidos.

As informações apontam que o veículo que transportava os operários teria sido apedrejado e atingido por garrafas. Três trabalhadores teriam ficado feridos. Um deles apresentou, segundo a prefeitura, lesões graves, e precisou ser encaminhado para a cidade de Cascavel para a realização de uma cirurgia.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública disse que um dos indígenas feridos já foi ouvido pela Polícia Federal. Por meio de nota, a pasta apontou que agentes de segurança atuaram no controle do conflito e que eles seguem no local para controlar a escalada da violência.

A região é alvo de confrontos frequentes entre indígenas e agricultores que disputam o território. Integrantes da Força Nacional atuam na tentativa de mediação de conflitos. O Ministério da Justiça afirmou que a região conta com patrulhas ostensivas com o apoio de agentes de segurança do estado do Paraná.

A nota indica que o conflito foi controlado e as forças federais permanecem na região. Os indígenas têm o reconhecimento da área pela Funai, mas o processo de demarcação está travado na Justiça. O povo Avá-Guarani reivindica o território que teriam perdido durante a construção da usina de Itaipu.

Fonte – CBN

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Acidente na BR-376 no Paraná deixa idoso em estado grave e causa interdição da rodovia

Um grave acidente foi registrado na tarde desta segunda-feira, por volta das 15h30, no km…

16 horas ago

Contran aprova resolução que acaba com a obrigatoriedade de autoescola para CNH

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou, nesta segunda-feira (1º), a resolução que muda o…

17 horas ago

Empresa de Reserva abre vaga para Auxiliar de Plataforma na recepção de leite

Uma empresa do Município está com oportunidade de emprego aberta para o cargo de Auxiliar…

17 horas ago

Patrulheiros da Sustentabilidade vão melhorar estradas rurais e conservar água e solo no Paraná

O Governo do Paraná lançou nesta segunda-feira (1º), no Teatro Guaíra, em Curitiba, o programa…

18 horas ago

Rede estadual do Paraná abre etapa final de matrículas para 2026

Com expectativa de atender cerca de 100 mil alunos, a Secretaria da Educação do Paraná…

19 horas ago

Agência do Trabalhador de Reserva anuncia vaga para auxiliar administrativo

A Agência do Trabalhador de Reserva divulgou a abertura de uma nova vaga de emprego…

21 horas ago