Cotidiano

Diocese define o Hino do Centenário; Grupo Rainha do Céu, de Irati foi o vencedor

A Diocese de Ponta Grossa já tem o hino comemorativo dos seus 100 anos. Em meio a 12 composições selecionadas, a canção do Grupo Rainha do Céu, de Irati, foi a escolhida pelos cinco jurados que avaliaram as músicas vindas de todo o território diocesano. As apresentações e julgamento aconteceram no final do Encontro Diocesano de Canto Litúrgico, promovido no último domingo (20), pela Comissão Diocesana de Liturgia e Canto Pastoral, no Espaço Cultural, das 8 às 17 horas.

O júri foi composto pelos maestros Welington da Costa e Adenor Leonardo Terra, Irmã Luzia Barone, padre Thiago Ingenchki e o bispo emérito Dom Sergio Arthur Braschi. “No concurso, foram 12 músicas, um número muito significativo, tanto bíblico quanto também para a Diocese. Diferentes umas da outras, com textos diferentes…A meditação da Palavra, do tema e do lema aconteceram de maneira muito diferentes. Ficamos muito felizes com as 12 canções. A vencedora do Grupo Rainha do Céu e as outras composições serão gravadas para termos esse subsidio para o nosso Jubileu dos 100 anos”, comentou o padre Alvaro Luiz Nortok, assessor da Comissão Diocesana de Liturgia e Canto Pastoral.

Cristiano Rogal de Andrade, do Grupo Rainha do Céu, contou que trabalha com música desde 1997. O grupo tem dois cds com composições autorais. Um deles foi o primeiro cd da Diocese com músicas, especificamente, sagras, gravado entre 96 ou 97.

“Participo em paróquias. Criei a canção de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o hino de São Miguel, das paróquias de Irati, a música de São Cristóvão…O hino do Irati Esporte Clube é meu. Há 30 anos canto na Igreja, gosto de compor esse estilo de composições e, quando saiu o edital, estudei e trabalhei em cima de todas as exigências que havia. Um edital bem complexo e muito bem elaborado. O trabalho foi bem produtivo e, felizmente, foi aprovado. Espero que todas as pessoas das paróquias, das capelas consigam aprender o hino e (ele) possa ser bem utilizado para que a gente possa colaborar com a evangelização, em especial nesse centenário”, enfatizou Andrade.

Critérios

Maestro Adenor Leonardo Terra é de Araraquara (SP) e assessora o setor de Liturgia do Regional Sul 2. Ele foi o responsável pela formação do Encontro Diocesano de Canto e foi jurado no concurso da escolha do hino do centenário. “Motivo de alegria para a Diocese. Infelizmente, tivemos que escolher um, mas foi uma oportunidade de todos se envolverem, participarem e, quanto mais opções tivermos, mais condições de fazer boas escolhas nós tivemos. O escolhido foi alguém que, com a sua contribuição, vai poder melhor servir a realidade da comunidade. A música tinha que ser vibrante, que congregue a assembleia, que fosse fácil, porém, bela. Um texto idôneo, correto, bem fundamentado”, externou o maestro, falando de seus critérios.

Para outro jurado, padre Thiago, foi uma grande responsabilidade. “Porque quem compôs esses hinos o fez com carinho, com o coração, quis levar em consideração o que a Diocese está e estará vivendo nos próximos anos. Fiquei responsável de avaliar a parte teológica das letras, ver se está de acordo com a doutrina, também a música…A expectativa era escolher algo que depois o povo cante e chegue a todas as comunidades da Diocese”, detalhou padre Thiago.

Dom Sergio Arthur Braschi enfatizou que o grande resultado de propor um concurso assim é ver surgirem novos talentos e uma grande riqueza de reflexão sobre a temática do centenário. “Foi muito rico, muito proveitoso, não somente a música vencedora, mas todas as contribuições vão ser aproveitadas durante o Jubileu. Porque houve muita riqueza de oração, de inspiração, de pessoas que se uniram para cantar junto, para preparem uma apresentação bonita. Muito feliz, particularmente, pelo resultado do concurso. Seguiu a inspiração da oração e o tema. Havia muitas pistas de reflexão para compor a música e a letra”, afirmou o bispo emérito.

No caso da letra, continuou Dom Sergio, “tínhamos o lema do centenário escolhido um ano e meio atrás – ‘Diocese de Ponta Grossa, cem anos de história, vida, comunhão, esperança e missão – e o versículo ‘Mestre, onde moras? Vinde e vede’, da Assembleia Diocesana e do Plano de Ação Evangelizadora. Então, juntar todos esses elementos em uma letra que fosse fácil de o povo cantar era uma tarefa extremamente difícil. O compositor foi muito feliz em propor isso em um refrão onde aproveitou o ‘Mestre, onde moras’ e nas estrofes, onde foi colocando os elementos da reflexão. Ele disse, deu um testemunho que foi no Dia de Pentecostes, sob a iluminação do Espirito Santo, que ele conseguiu ter essa bela inspiração. Acredito que o hino vai pegar. Estávamos já cantarolando, toda a plateia aqui da formação de canto litúrgico, de modo que vai ser mais um elemento importante para o festejo do centenário, com toda a gratidão a Deus”, frisou Dom Sergio.

“A avaliação é muito positiva. Fico muito feliz. Eu e a equipe da Comissão Diocesana de Liturgia, que envolve o canto, os coroinhas, os cerimoniários, acólitos e servidores do altar. Ficamos muito felizes em poder contribuir com a Diocese na escolha do hino diocesano para o centenário”, ressaltou o assessor da Comissão Diocesana de Liturgia e Canto Pastoral, padre Alvaro.

Formação

Maestro Adenor Terra veio trabalhar o ciclo do Natal, trabalhar cantos do Advento, do período natalino e partes fixas da missa. “Muito feliz por estar pela primeira vez na Diocese, dando essa formação. O foco foi o Tempo do Advento e Natal. É sempre uma ocasião de aprofundar o sentido teológico, litúrgico e ministerial que o canto tem na Liturgia. Não se trata, necessariamente, de um encontro onde se vai ensaiar cantos, mas entender que cada canto na Liturgia tem o seu lugar, com o seu Tempo Litúrgico específico, em um momento celebrativo também específico e, assim, a gente vai cantando a própria Liturgia que celebramos”, detalhou o assessor.

“Ele (o maestro) trouxe uma riqueza, um repertório muito bom para as nossas equipes paroquiais de canto. Acredito que todos saíram felizes, com uma boa bagagem para se preparem para o período natalino”, resumiu padre Alvaro, lembrando que, ano que vem, pela primeira vez, a Diocese vai sediar o encontro do Regional Sul 2 sobre Liturgia. Serão três dias de formação, em julho, no Centro de Espiritualidade Passionista (Cepa). “Sempre é uma oportunidade de reunir os que estão à frente da música e liturgia de cada Diocese para caminharmos juntos, refletirmos a Liturgia e a caminhada em todo o Paraná. Mas, é aberto a todos que quiserem participarem. Desde já fica o convite aos coordenadores das paróquias para participar. Será uma alegria”, convidou o maestro Adenor, assessor de Liturgia do Regional Sul 2.

Fonte – Diocese de Ponta Grossa

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Acidente na BR-376 no Paraná deixa idoso em estado grave e causa interdição da rodovia

Um grave acidente foi registrado na tarde desta segunda-feira, por volta das 15h30, no km…

10 horas ago

Contran aprova resolução que acaba com a obrigatoriedade de autoescola para CNH

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou, nesta segunda-feira (1º), a resolução que muda o…

10 horas ago

Empresa de Reserva abre vaga para Auxiliar de Plataforma na recepção de leite

Uma empresa do Município está com oportunidade de emprego aberta para o cargo de Auxiliar…

11 horas ago

Patrulheiros da Sustentabilidade vão melhorar estradas rurais e conservar água e solo no Paraná

O Governo do Paraná lançou nesta segunda-feira (1º), no Teatro Guaíra, em Curitiba, o programa…

12 horas ago

Rede estadual do Paraná abre etapa final de matrículas para 2026

Com expectativa de atender cerca de 100 mil alunos, a Secretaria da Educação do Paraná…

13 horas ago

Agência do Trabalhador de Reserva anuncia vaga para auxiliar administrativo

A Agência do Trabalhador de Reserva divulgou a abertura de uma nova vaga de emprego…

15 horas ago