A Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária do município de Reserva, em nota, informou que, a partir da próxima segunda-feira (4), em conformidade com a orientação do Ministério da Saúde, o Programa Nacional de Imunização (PNI) vai contar com atualização no Calendário Nacional de Vacinação contra a poliomielite. Para reforçar a proteção contra a reintrodução do poliovírus selvagem e prevenir o surgimento de variantes, a vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), conhecida como “gotinha”, será totalmente substituída pela vacina inativada poliomielite (VIP), em forma injetável. Com isso, o esquema vacinal incluirá agora um reforço aos 15 meses de idade.
Essa atualização fortalece a trajetória de erradicação da poliomielite no Brasil, que não registra casos desde 1989 e obteve, em 1994, a certificação de área livre do poliovírus selvagem. As unidades de saúde estão disponíveis para fornecer orientações e realizar a atualização da caderneta de vacinação de crianças entre 15 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias.
A decisão conta com critérios epidemiológicos, evidências científicas e recomendações internacionais, buscando tornar o esquema vacinal ainda mais seguro. Países como os Estados Unidos e várias nações europeias já adotam esse formato. Maiores informações também no WhatsApp 42 99925-1068.
Fonte – Departamento de Comunicação da Prefeitura de Reserva
Se existe uma receita para se tornar um fenômeno, a cantora Ana Castela parece ser…
Reserva encerrou dezembro com o pior desempenho do ano na geração de empregos formais e…
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira…
Empreendedores que desejam aderir ou regressar ao Simples Nacional têm até este sábado (31) para…
O mosquito-palha, responsável pela transmissão das leishmanioses, e o carrapato-estrela, que transmite a febre maculosa,…
A morte de Leonir Castanha dos Santos, de 62 anos, morador da localidade da Barrinha,…