Educação e Cultura

AMCG resgata contos e lendas de Reserva e região; livros estão disponíveis online

O projeto ‘Contos e Lendas’, desenvolvido pela Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), está disponível online. O conjunto de livros resgata histórias curiosas e também assustadoras de cada uma das 19 cidades que fazem parte da região.

O município de Reserva também tem seu “causo” chamado de A Lenda das Panelas de Ouro. Os padres jesuítas, dizem que as panelas de ouro do município de Reserva ainda tem os seus donos. A reservense Dona Izilda disse que a localização foi descrita no sonho pelo próprio padre que a enterrou, e só não a foi buscar porque hoje a panela de ouro está em uma localidade privada. Mas tem muita gente que procurou, dizem até que uma antiga Peroba até secou, de tanto buraco feito próximo às suas raízes. 

Os ‘causos’ reunidos pela equipe da AMCG Cultura ainda em 2019 estão presentes na essência de cada município, reunindo memórias que são passadas de geração em geração.

A diretora administrativa da AMCG, Katiane Pires, lembra do processo produtivo e destaca a colaboração de todos os municípios que participaram da elaboração. “Foi uma experiência muito interessante, que contou com o apoio de muitas pessoas ligadas ao setor cultural da nossa região. Por meio desse projeto, conseguimos manter viva uma parte importante da história e da cultura existente em todas as cidades. Agradeço a todos que contribuíram com o projeto”, destacou. Conheça abaixo alguns dos contos e lendas dos Campos Gerais.

Veja os contos e suas respectivas cidades:

  • A Lenda das Panelas de Ouro – Reserva – LER ONLINE
  • A Lenda da Criatura – Imbaú – LER ONLINE
  • A Lenda da Santa do Paredão – Jaguariaíva – LER ONLINE
  • A Lenda da Grande Queimada – Ortigueira – LER ONLINE
  • A Lenda de Doraci – Imbaú – LER ONLINE
  • A Lenda da Noiva da Linha do Trem – Arapoti – LER ONLINE
  • A Lenda do Petiço – Carambeí – LER ONLINE
  • A Lenda da Serpente Guardiã – Castro – LER ONLINE
  • A Lenda da Mulher de Branco – Curiúva – LER ONLINE
  • A Lenda da Santa Vica – Piraí do Sul – LER ONLINE
  • A Lenda do Cemitério – São João do Triunfo – LER ONLINE
  • A Lenda de Ana Bege – Tibagi – LER ONLINE
  • A Lenda de João Maria e o Presente Rejeitado – Ventania – LER ONLINE
  • A Lenda do Zeca Paula – Palmeira – LER ONLINE
  • A Lenda do Mudinho – Telêmaco Borba – LER ONLINE
  • A lenda da noiva do Lustosa – Ipiranga – LER ONLINE
  • A Lenda da Árvore do Amor – Região dos Campos Gerais – LER ONLINE
  • A lenda do Tesouro da Pedra Grande – Ponta Grossa – LER ONLINE
  • A lenda da Mandioca – Porto Amazonas – LER ONLINE

Fonte – Com informações da AMCG

 

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Após chuvas, Reserva e mais 4 localidades da região estão com o abastecimento paralisado devido à falta de energia

A Sanepar informou em nota oficial, por volta das 12 horas deste sábado, dia 08,…

10 horas ago

Enem 2025: saiba o que é permitido levar no primeiro dia de provas

As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 serão realizadas neste…

12 horas ago

Tornado causa destruição e deixa 6 mortos e ao menos 430 feridos no Paraná

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) e os serviços de saúde atenderam, até…

13 horas ago

Município de Rio Bonito do Iguaçu foi atingido por um tornado, confirma Simepar

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) classificou como um tornado a…

13 horas ago

Veiculo colide contra caminhão estacionado e deixa condutora com lesões graves

No começo da tarde desta sexta-feira, dia 07, por volta das 13h00, na altura do…

1 dia ago

Catálogo de produtos artesanais da região será lançado durante a ExpoIpiranga

A 1ª edição do Catálogo de Produtos da região será lançada de 4 a 7…

1 dia ago