Política

Alexandre Curi (PSD) é confirmado como presidente da Assembleia Legislativa para biênio 2025/2026

Eleito no mês de agosto, o deputado estadual Alexandre Curi (PSD) voltou a ser declarado presidente da Assembleia Legislativa do Paraná nesta segunda-feira (11). A eleição original, realizada de modo antecipado, foi anulada pelo atual comando da Casa.

Alexandre Curi recebeu o voto de todos os 46 deputados presentes no plenário na tarde desta segunda, com resultado que confirmou a nova composição da mesa executiva da Assembleia para os próximos dois anos.

Essa eleição anulou outra, que elegeu Curi e os demais integrantes da mesa em 12 de agosto, data antecipada conforme previsão do regimento interno da ALEP. Segundo Ademar Traiano, atual presidente da Assembleia, o processo de escolha foi repetido para afastar riscos de natureza jurídica.

As ações movidas pela PGR questionam no Supremo a antecipação de eleições em outras Assembleias pelo país. No entendimento da procuradoria, o marco temporal para a realização da eleição de Mesa Diretora de Assembleia Legislativa deveria ser o mês de outubro.

Além de convocar a nova votação, o Projeto de Resolução da Mesa Executiva aprovado na semana passada também alterou a data da eleição, definindo que ela só poderá ser convocada a partir do 1° de novembro do segundo ano de cada legislatura – e não mais a partir de 1º de agosto, conforme previsão anterior.

Com isso, a expectativa é também da necessidade de alteração do regimento interno.

Após ser mais uma vez eleito presidente da Assembleia, Alexandre Curi reforçou compromisso com mais transparência.

Junto da devolução de recursos para o estado, Curi mencionou também a intenção de ampliar a aposta em inovação e sustentabilidade.

A Mesa Diretora é responsável por comandar os trabalhos legislativos e é composta por nove parlamentares. São, além do presidente, três vices e cinco secretários. Junto com Alexandre Curi, a chapa eleita tem Gugu Bueno (PSD) como primeiro-secretário e Maria Victoria (PP) como Segunda Secretaria (posto que ela já ocupa na gestão atual). Os cargos de primeira, segunda e terceira vice-presidência serão, respectivamente, de Flávia Francischini (União), Delegado Jacovós (PL) e Moacyr Fadel (PSD). Por fim, completam a mesa os deputados Requião Filho (PT), Alexandre Amaro (Republicanos) e Goura (PDT), como terceiro, quarto e quinto secretários.

A posse da nova mesa está prevista para o dia 02 de fevereiro de 2025.

Fonte – Assembleia Legislativa do Paraná

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Reserva ganha nova loja de autopeças com linha leve e pesada

O município de Reserva passa a contar, a partir da próxima semana, com uma nova…

6 horas ago

Ana Castela confirma status de fenômeno diante de 228 mil pessoas no Verão Maior Paraná

Se existe uma receita para se tornar um fenômeno, a cantora Ana Castela parece ser…

9 horas ago

Dezembro derruba vagas de emprego em Reserva, mas município fecha 2025 com saldo positivo

Reserva encerrou dezembro com o pior desempenho do ano na geração de empregos formais e…

11 horas ago

Fevereiro segue com bandeira tarifária verde e sem cobrança extra na conta de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira…

14 horas ago

Prazo para adesão ao Simples Nacional acaba neste sábado

Empreendedores que desejam aderir ou regressar ao Simples Nacional têm até este sábado (31) para…

14 horas ago

Carrapato e mosquito-palha: Saúde alerta para riscos e reforça cuidados

O mosquito-palha, responsável pela transmissão das leishmanioses, e o carrapato-estrela, que transmite a febre maculosa,…

14 horas ago