Aluna de colégio reservense recebe prêmio pela conquista do 1º lugar em poesia sobre Trabalho Infantil

317 0

O Colégio Estadual Manoel Antonio Gomes – CEMAG, de Reserva, está comemorando a vitória da educação e da cultura! É que a estudante da unidade, Bárbara Lavínia Azevedo Costa, de 15 anos, e aluna do 9º ano “B”, acaba de ganhar o prêmio oferecido pelo Tribunal Regional do Trabalho – TRT, pela “melhor poesia” com referência ao trabalho infantil, entre os alunos das escolas do Núcleo Regional de Educação de Telêmaco Borba, que atende os municípios de Reserva, Curiúva, Imbaú, Ortigueira, Sapopema, Telêmaco Borba e Ventania.

A entrega foi realizada pela senhora Rosemarie Diedrichs Pimpão, desembargadora do TRT, que esteve presente no colégio para a cerimônia de premiação do concurso de poesia SEED/TRT, realizando a entrega do prêmio para a aluna Bárbara e também para a professora Alexia Heil Campos, da disciplina de Língua Portuguesa do CEMAG.

Durante a cerimônia de premiação, a desembargadora citou a frase do Papa Francisco, em que ele diz ” A negação do direito das crianças à saúde, à educação e ao crescimento harmonioso, incluindo a possibilidade de brincar e sonhar. É roubar das crianças o seu futuro e, portanto, da própria humanidade. É uma violação da dignidade humana”, além de parabenizar a aluna, a professora e o estabelecimento de ensino. 

A aluna Bárbara, durante a cerimônia também realizou a leitura de sua premiada poesia (veja a poesia ao final da matéria).

Orgulhoso com a premiação da aluna do estabelecimento que dirige, o Diretor Iris Roque Carneiro Vaz Junior, também participou da cerimônia, ao lado da Coordenadora do Projeto no Núcleo Regional de Educação de Telêmaco Borba, Doralice Lemes, a mãe de Bárbara, e também professora, Nicolle Azevedo, a professora Alexia, as pedagogas Eliane Rocha, a Assistente de Município Edinéia Szeremeta e a professora Rosângela Arruda.

A mãe de Bárbara, a professora Nicole falou sobre a alegria da conquista desse prêmio, ressaltando a dedicação da filha aos estudos e do gosto pela literatura. Ressaltou também o incentivo da família para com a filha e os estudos, e finalizou comentando sobre o orgulho que está sentindo.

Um pouco tímida, mas com um belo sorriso estampado no rosto, Bárbara também falou do prêmio e a relevância dessa conquista para ela, para o estabelecimento de ensino e para o município de Reserva, agradecendo à professora e a sua família pelo incentivo, que foi fundamental para a conquista do prêmio.

Junior Vaz, falou falou sobre a importância da premiação: “A família CEMAG está orgulhosa pela conquista da brilhante Bárbara. É o trabalho de uma equipe de professores, funcionários e pais comprometidos com a escola colhendo os frutos.”

Vale ressaltar que o objetivo principal foi atingido, o de fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil, alcançando um número elevado de pessoas de uma vez só e orientada pela mesma diretriz. A escola é uma grande propulsora da aprendizagem de direitos humanos. Então, trabalhar valores integrais e os direitos de crianças e adolescentes são ações que trazem resultados concretos.

—————————————–

Leia a íntegra do texto da poesia ganhadora, de autoria da reservense Bárbara Lavínia Azevedo Costa:

“Mãos pequenas, sonhos quebrados
Infância roubada, futuro apagado
Em fábricas e ruas a vida se consome;
A alma infantil sofre, passa fome.
Sonhos adormecem, sem tempo para florescer,
A esperança se vai, não tem mais o que oferecer
A infância roubada, um tesouro enterrado
A educação distante, um direito negado
Corpos cansados, alma chorando,
Enquanto muitos ficam apenas admirando
Gritos sendo silenciados, cheios de dores e aflições,
Enquanto sofrem inúmeras explorações
Deveriam estar brincando, correndo ao sol,
Mas estão presos, como peixe no anzol
O trabalho é cruel, a força impõe,
A inocência se perde, e o desespero se põe
Que a infância volte a ser leve e feliz,
Assim como a alegria condiz.
Que o trabalho infantil seja um mal do passado,
E o futuro das crianças seja sempre abençoado
Que a sociedade se una, e a voz se levante
Contra essa crueldade, um sofrimento constante
Que as leis sejam justas, e a proteção se faça valer,
Para que as crianças possam sonhar e crescer”.

Veja fotos do evento.

 

 

 

 

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *