Eleições 2024

Prazo para justificar ausência nas eleições deste ano encerra-se nesta quinta-feira (5)

As eleitoras e os eleitores que não compareceram às urnas nas eleições municipais de 2024 têm até esta quinta-feira (5) para justificar a ausência. Vale lembrar que, para as cidadãs e os cidadãos entre 18 e 69 anos, o voto é obrigatório, portanto o não comparecimento à votação, caso não haja justificativa, acarreta multa.

No dia 6 de outubro, em Reserva, um total de 4.689 eleitoras e eleitores, cujo voto é obrigatório, deixaram de comparecer às urnas, uma abstenção de 22,47%, já que o município tinha um eleitorado de 20.865 aptos a votar.

Como justificar?

É possível justificar o voto de forma on-line pelo aplicativo e-Título ou pelo sistema Justifica. No app, a eleitora ou o eleitor deve fazer o login, clicar em “Mais Opções” e selecionar “Justificativa de Ausência”. Após o carregamento da página, deve-se preencher o turno da eleição cuja ausência se deseja justificar, a justificativa e o e-mail e anexar um documento comprobatório. Pelo sistema Justifica, a usuária ou o usuário deve preencher os dados solicitados e enviar um documento comprobatório.

Presencialmente, a justificativa é feita pelo preenchimento do Formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral pela eleitora ou pelo eleitor e posterior entrega a um Cartório Eleitoral. Quem optar por essa forma de justificativa deve apresentar um documento oficial com foto para validação.

Confira o endereço do Cartório Eleitoral do município de Reserva

  • Rua Ernestina Castro Lanhoso, s/nº
  • Bairro Boa Vista

Justificativa do segundo turno

O prazo para justificar a ausência no segundo turno, nas cidades em que ocorreu, encerra-se em 7 de janeiro de 2025. Como é necessário apresentar uma justificativa para cada turno, a eleitora ou o eleitor deve justificar a ausência em cada um dos turnos, anexando a documentação comprobatória correspondente a cada um deles.

No dia 27 de outubro, cerca de 397 mil eleitoras e eleitores dos municípios de Curitiba, Londrina e Ponta Grossa cujo voto é obrigatório deixaram de comparecer às urnas no segundo turno. Desses, cerca de 400 realizaram a justificativa até o momento.

Fonte – Com informações do Tribunal Regional Eleitoral – PR

 

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Share
Published by
Redação Reserva News

Recent Posts

Moradora da localidade do Vau, em Reserva, está desaparecida e família pede ajuda para localizá-la

Uma mulher moradora da localidade do Vau, no interior de Reserva está desaparecida desde a…

1 hora ago

Fim de semana em Reserva terá calor, instabilidade e chance de chuva, diz Simepar

A previsão do tempo para o fim de semana em Reserva indica que, após a…

3 horas ago

A novela continua: DER/PR homologa pavimentação entre Imbaú e Reserva

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e…

4 horas ago

Bunge voltará a produzir farinha de trigo Rosa Branca em Ponta Grossa

A Bunge, empresa líder em soluções para o agronegócio que conecta agricultores a consumidores de…

4 horas ago

Telêmaco Borba passa a contar com carreta de saúde da mulher para pacientes do SUS

Mais 32 municípios brasileiros passam a contar, a partir desta sexta-feira (30), com as carretas…

4 horas ago

Departamento de Esportes de Reserva realiza peneira de futsal para a Copa AMCG 2026

O Departamento de Esporte de Reserva realizará, em fevereiro, uma peneira de futsal com o…

4 horas ago