Economia

Setor de serviços cresce 4,1% no Paraná entre janeiro e outubro; média nacional do período foi de 3,1%.

O setor de serviços do Paraná cresceu 4,1% entre janeiro e outubro de 2024 na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quarta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A alta paranaense é superior à média nacional do período, que foi de 3,1%.

Com o aumento na atividade, as empresas de serviços também registraram crescimento de receita nominal. Ao longo dos dez primeiros meses de 2024, o setor de serviços do Paraná teve um aumento de 9,1% na receita, enquanto a média nacional foi de 7,8%.

Na comparação entre outubro e setembro, o volume de serviços do Paraná teve crescimento de 2,1%, praticamente o dobro do registrado pelo Brasil na mesma comparação, de 1,1%. O mesmo vale para o aumento no faturamento. Enquanto as empresas do Paraná tiveram alta de 1,4%, o crescimento médio nacional foi de 0,8%.

ATIVIDADES – A pesquisa aponta que o Paraná registra alta em todos os cinco diferentes segmentos de serviços, o que demonstra o dinamismo da economia paranaense. O maior crescimento foi registrado pelo segmento de serviços de informação e comunicação, com alta de 6,6% ao longo do ano.

Com alta de 5,9%, está o segmento classificado pelo IBGE como outros serviços, que engloba atividades imobiliárias, manutenções, atividades de apoio à agricultura, serviços financeiros, gestão de resíduos, entre outros.

Na sequência estão os serviços profissionais, administrativos e complementares, com alta de 5,6%, os serviços prestados às famílias, com crescimento de 4,7%, e as atividades de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, com aumento de 2,2%.

Todas as diferentes atividades também registraram forte alta de faturamento entre janeiro e outubro. Serviços profissionais, administrativos e complementares faturaram 10,9% a mais neste ano em relação aos dez primeiros meses de 2023. Na sequência estão serviços prestados às famílias (10,7%), outros serviços (10,7%), serviços de informação e comunicação (10%) e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (7,3%).

PESQUISA – A Pesquisa Mensal de Serviços produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor, investigando a receita bruta de serviços das empresas, com 20 pessoas ou mais ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.

Os resultados completos sobre o Paraná, Brasil e outros estados podem ser consultados no Sidra, o banco de dados do IBGE.

Fonte – Agência Estadual de Notícias

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Tradução em tempo real chega ao WhatsApp para mensagens individuais e grupos

O WhatsApp acaba de anunciar um novo recurso que promete facilitar a vida de quem…

11 horas ago

Reserva monta força-tarefa e presta socorro a mais de 55 famílias atingidas por temporais

A Prefeitura de Reserva, por meio da Secretaria de Obras e do Posto da Brigada…

11 horas ago

Dia Internacional das Línguas de Sinais é celebrado nesta terça-feira (23)

Nesta terça-feira (23), é celebrado o “Dia Internacional das Línguas de Sinais”, instituído pela Assembleia…

11 horas ago

Seleção Sub-13 de Reserva vai disputar a Copa 4 Ventos em Castro

A Seleção Sub-13 de Reserva teve sua participação confirmada na Copa 4 Ventos, competição que…

13 horas ago

Cooperativa de reciclagem de Telêmaco Borba, com apoio da Klabin, tem a maior renda do país

A transformação de resíduos em oportunidades sociais, ambientais e econômicas é uma realidade na região…

13 horas ago

Ratinho Junior sanciona lei que reduz IPVA no Paraná para a menor alíquota do país

Agora é lei: o Paraná tem o menor IPVA do Brasil. A nova alíquota do…

13 horas ago