Polícia

PF deflagra operação de combate a disseminação de ideologias nazistas no Paraná

Na manhã desta quarta-feira (18) a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação “Trilha do ódio”, com o objetivo de combater a disseminação de ideologias nazistas por meio de postagens em redes sociais contendo discursos de ódio, além de investigar a comercialização de materiais que fazem apologia ao nazismo.

Durante a ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na cidade de Almirante Tamandaré, expedido pela 13ª Vara Federal de Curitiba.

Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão, foram localizados e apreendidos diversos materiais de apologia ao nazismo, como discos NSBM, bandeiras, patches e outros artefatos contendo símbolos nazistas, além de vestimentas relacionadas a grupos neonazistas, os quais serão submetidos a perícia técnica.

As investigações foram iniciadas após a identificação de um perfil em redes sociais que disseminava conteúdo de apologia ao nazismo, incitação ao ódio e discriminação contra a comunidade judaica. Isso configura crime previsto no artigo 20 da Lei nº 7.716/1989, que trata dos crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor.

No curso das apurações, foi constatado que o investigado comercializava materiais de propaganda nazista e supremacia branca, em sua maioria discos de bandas NSBM, atuando como um dos principais distribuidores desse tipo de conteúdo no país.

Além disso, verificou-se o uso de plataformas digitais para ampliar o alcance da comercialização e da propagação ideológica.

O NSBM (National Socialist Black Metal) é um subgênero musical vinculado ao estilo Black Metal que incorpora ideologias extremistas de cunho neonazista em suas letras, simbologias e práticas. Esse subgênero transcende a esfera cultural, servindo como ferramenta para disseminação de discursos de ódio, apologia à violência e incitação a crimes de intolerância contra minorias raciais, religiosas e sexuais.

Suas letras propagam ideologias de supremacia racial, negacionismo histórico e exaltam o regime nazista, configurando violação aos dispositivos legais previstos no ordenamento jurídico brasileiro.

O nome da operação faz referência ao estilo musical NSBM, trilha sonora voltada à prática de crimes de ódio.

Fonte – CBN

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Tradução em tempo real chega ao WhatsApp para mensagens individuais e grupos

O WhatsApp acaba de anunciar um novo recurso que promete facilitar a vida de quem…

10 horas ago

Reserva monta força-tarefa e presta socorro a mais de 55 famílias atingidas por temporais

A Prefeitura de Reserva, por meio da Secretaria de Obras e do Posto da Brigada…

11 horas ago

Dia Internacional das Línguas de Sinais é celebrado nesta terça-feira (23)

Nesta terça-feira (23), é celebrado o “Dia Internacional das Línguas de Sinais”, instituído pela Assembleia…

11 horas ago

Seleção Sub-13 de Reserva vai disputar a Copa 4 Ventos em Castro

A Seleção Sub-13 de Reserva teve sua participação confirmada na Copa 4 Ventos, competição que…

12 horas ago

Cooperativa de reciclagem de Telêmaco Borba, com apoio da Klabin, tem a maior renda do país

A transformação de resíduos em oportunidades sociais, ambientais e econômicas é uma realidade na região…

13 horas ago

Ratinho Junior sanciona lei que reduz IPVA no Paraná para a menor alíquota do país

Agora é lei: o Paraná tem o menor IPVA do Brasil. A nova alíquota do…

13 horas ago