Paraná

IPVA 2025: Paraná libera consulta ao valor venal e prazos para pagamento

O governo do Paraná liberou, nesta quinta-feira (26), a consulta ao valor venal dos automóveis para o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O valor venal é utilizado como base para o cálculo do imposto. A consulta pode ser feita no site da Secretaria de Estado da Fazenda, informando o número do Renavam do veículo no site da Secretaria da Fazenda.

Os valores oficiais do imposto serão divulgados no dia 2 de janeiro e o pagamento deve ser feito a partir de 20 de janeiro, conforme o número final da placa do veículo. Para 2025, o governo anunciou que motocicletas com até 170 cilindradas estarão isentas do pagamento do IPVA, medida que beneficiará mais de 732 mil veículos no estado, representando 77% da frota tributável de motocicletas.

Além disso, o governo estadual ampliou o desconto para o pagamento em cota única e agora permite o parcelamento do imposto em até 12 vezes no cartão de crédito. Os motoristas que transferiram créditos do programa Nota Fiscal Paraná também podem usar esse valor para abater o IPVA, desde que a transferência tenha sido realizada entre 1º e 30 de novembro.

O governo do Paraná também anunciou que não cobrará o novo Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT) junto ao IPVA e licenciamento de 2025. A medida foi adotada após questionamentos ao governo federal não serem completamente resolvidos. O SPVAT foi recriado em 2024 pela Lei Complementar nº 207, mas a forma de cobrança no estado ainda será definida pela Caixa Econômica Federal.

Em relação aos veículos no estado, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) informou que atualmente existem 8.528.604 veículos ativos no estado.

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um imposto estadual, cobrado anualmente, que tem como destino 50% de sua arrecadação para o município de emplacamento do veículo. A arrecadação é utilizada para financiar áreas como educação, saúde, segurança e transporte.

Para veículos adquiridos em anos anteriores, o IPVA tem início de cobrança em janeiro. A alíquota varia entre 3,5% ou 1% do valor do veículo, e o imposto pode ser pago à vista, com uma bonificação de 6%, ou em até cinco parcelas. Caso haja débitos vencidos do ano corrente, o pagamento deve ser feito em uma única cota. Débitos de anos anteriores podem ser parcelados.

As guias para pagamento estão disponíveis no portal “Consultar Débitos e Guias para pagar o IPVA/PR”, acessando com o número do Renavam. O pagamento pode ser realizado de várias formas: através de GR-PR (Guia de Recolhimento do Estado do Paraná) nos bancos credenciados como Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Itaú e outros. Também é possível pagar utilizando o número do Renavam nas agências ou caixas automáticos desses bancos, exceto no Banco do Brasil. Além disso, o pagamento pode ser feito via PIX, por meio de QR-CODE, ou no aplicativo Receita Paraná, que também permite pagamento com cartão de crédito.

Para o exercício de 2025, será possível parcelar o IPVA em até 12 vezes, através de empresas terceirizadas, com mais informações disponíveis no site do Governo do Estado. O parcelamento de débitos de anos anteriores pode ser feito em até 10 parcelas, com o valor mínimo de 1 UPF por parcela.

Os prazos para pagamento do IPVA 2025 começam em janeiro, de acordo com o final da placa do veículo:

  • Placas com final 1 e 2: até 20 de janeiro
  • Placas com final 3 e 4: até 21 de janeiro
  • Placas com final 5 e 6: até 22 de janeiro
  • Placas com final 7 e 8: até 23 de janeiro
  • Placas com final 9 e 0: até 24 de janeiro

O pagamento deve ser feito dentro do prazo para evitar juros e multas.

Fonte – Agência Estadual de Notícias

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Reserva ganha nova loja de autopeças com linha leve e pesada

O município de Reserva passa a contar, a partir da próxima semana, com uma nova…

6 horas ago

Ana Castela confirma status de fenômeno diante de 228 mil pessoas no Verão Maior Paraná

Se existe uma receita para se tornar um fenômeno, a cantora Ana Castela parece ser…

9 horas ago

Dezembro derruba vagas de emprego em Reserva, mas município fecha 2025 com saldo positivo

Reserva encerrou dezembro com o pior desempenho do ano na geração de empregos formais e…

11 horas ago

Fevereiro segue com bandeira tarifária verde e sem cobrança extra na conta de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira…

14 horas ago

Prazo para adesão ao Simples Nacional acaba neste sábado

Empreendedores que desejam aderir ou regressar ao Simples Nacional têm até este sábado (31) para…

14 horas ago

Carrapato e mosquito-palha: Saúde alerta para riscos e reforça cuidados

O mosquito-palha, responsável pela transmissão das leishmanioses, e o carrapato-estrela, que transmite a febre maculosa,…

14 horas ago