Entretenimento

Rota da Lavanda se consolida como destaque turístico dos Campos Gerais; conheça as opções

As cidades de Carambeí e Palmeira, que fazem parte da Associação dos Municípios dos Campos Gerais – AMCG, estão entre os destinos mais procurados dentro da Rota da Lavanda. O circuito turístico estruturado ainda em 2022 pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (lDR-Paraná) reúne propriedades em diferentes municípios do estado, com destaque para as belas paisagens dos campos de lavanda e para os produtos desenvolvidos à base da planta.

O Lavandário Het Dorp, em Carambeí, está aberto aos turistas de terça-feira a domingo. A área com lavanda é de 1,5 hectare. Na propriedade há, ainda, 2,5 hectares de girassol, a reprodução de um vilarejo holandês, loja com produtos cosméticos à base de lavanda, uma queijaria e um café. No local, também são realizados ensaios fotográficos.

A variedade mais plantada no local é a lavanda francesa ou Lavandula dentata que floresce o ano inteiro. A planta tem um porte arbustivo, apresenta flores azul-arroxeadas e têm um aroma marcante. No lavandário, os visitantes podem conhecer outras cinco variedades de lavanda (a inglesa, a portuguesa, a egípcia, a espanhola e o híbrido lavandim), cuja floração tem seu ápice entre novembro e março. Para que a chácara tenha sempre lavandas em flor, os proprietários fazem podas frequentes que revigoram as plantas.

Em Palmeira, o destaque é o Lavandário Vale dos Sonhos, situado na Colônia Witmarsum. O espaço é reconhecido pela sua beleza natural, que estimula a visitação turística e a produção de ensaios fotográficos e editoriais de moda mediante agendamento. Além das paisagens dos campos de lavanda e outras plantas, o Lavandário também possui uma loja com  inúmeros produtos a base de lavanda, incluindo cremes, shampoos, perfumes, óleos essenciais, blends; e até produtos comestíveis, como geleia de lavanda, cerveja de lavanda, chocolate de lavanda e sorvete artesanal de lavanda. 

Setor ganha destaque no Paraná

A Rota das Lavandas é um circuito turístico que inclui propriedades em Araucária, Carambeí, Londrina, Palmeira, Toledo e Umuarama. Entre 2022 e o primeiro semestre de 2024, as propriedades receberam 152 mil visitantes e produziram uma renda bruta de R$ 7 milhões. A área cultivada vem ganhando espaço no Paraná e soma atualmente cerca de 12,5 hectares.

Fonte – Com informações da Agência Estadual de Notícias

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Share
Published by
Redação Reserva News

Recent Posts

Após chuvas, Reserva e mais 4 localidades da região estão com o abastecimento paralisado devido à falta de energia

A Sanepar informou em nota oficial, por volta das 12 horas deste sábado, dia 08,…

8 horas ago

Enem 2025: saiba o que é permitido levar no primeiro dia de provas

As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 serão realizadas neste…

10 horas ago

Tornado causa destruição e deixa 6 mortos e ao menos 430 feridos no Paraná

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) e os serviços de saúde atenderam, até…

11 horas ago

Município de Rio Bonito do Iguaçu foi atingido por um tornado, confirma Simepar

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) classificou como um tornado a…

11 horas ago

Veiculo colide contra caminhão estacionado e deixa condutora com lesões graves

No começo da tarde desta sexta-feira, dia 07, por volta das 13h00, na altura do…

1 dia ago

Catálogo de produtos artesanais da região será lançado durante a ExpoIpiranga

A 1ª edição do Catálogo de Produtos da região será lançada de 4 a 7…

1 dia ago