A Secretaria Municipal de Assistência Social de Reserva divulgou, nesta segunda-feira (24), os números consolidados do Cras Móvel em 2024.
Desde o início das operações, em abril, até dezembro, a van itinerante realizou mais de 2,4 mil atendimentos. A iniciativa chamou a atenção do Governo do Paraná, que estuda a possibilidade de levar o programa para outros municípios paranaenses.
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) opera o programa, oferecendo a oportunidade de atualizar o Cadastro Único (CadÚnico), solicitar o Bolsa Família, obter orientações sobre outros programas de transferência de renda e participar de oficinas em áreas estatisticamente mais vulneráveis. Entre as ações destacadas também estão o cadastramento de moradores da Vila Martins no programa Escritura na Mão, realizado em junho e outubro, e o evento “Por Elas”, em agosto, ao lado do salão paroquial. A equipe, composta por assistente social, psicólogo, entrevistador e motorista, percorre em média 30 comunidades por mês, priorizando o interior.
“A equipe volante do Cras tem sido fundamental para oferecer o principal serviço da Proteção Social Básica o mais próximo possível das residências da população que enfrenta dificuldades para se deslocar até a cidade devido às longas distâncias, garantindo um atendimento mais acessível e eficaz para todos”, comentou Carina Pereira Baron Martins, coordenadora do Cras.
As próximas localidades atendidas pelo Cras Móvel pela manhã e tarde são, Barrinha e Sapé, nesta terça-feira (25); Imbú e Barreiro dos Crentes, na quarta-feira (26); e, fechando o mês, Pinhal Chato e Lageado do Rocio, na quinta-feira (27). A programação de março está detalhada no final da página.
Referência
Na última sexta-feira (21), após a inauguração da nova sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), o prefeito Lucas Machado e a secretária Thelma Hosana Heil apresentaram ao secretário Rogério Carboni, chefe do Desenvolvimento Social e Família do Paraná (Sedef), a van adaptada, que vem sendo um importante meio de democratização do acesso aos serviços sociais. Carboni elogiou a estrutura, questionou sobre a produção do veículo e abriu a possibilidade de replicar o programa em nível estadual.
PROGRAMAÇÃO EM MARÇO:
Fonte – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Reserva
A Sanepar informou em nota oficial, por volta das 12 horas deste sábado, dia 08,…
As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 serão realizadas neste…
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) e os serviços de saúde atenderam, até…
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) classificou como um tornado a…
No começo da tarde desta sexta-feira, dia 07, por volta das 13h00, na altura do…
A 1ª edição do Catálogo de Produtos da região será lançada de 4 a 7…