Economia

Café Mais Caro: Como empresários estão lidando com o reajuste

O café é um dos itens com maior aumento nos últimos meses, o que vem pesando no bolso dos empresários que têm a bebida como carro-chefe das suas empresas.

Nos últimos 12 meses, o valor do café moído subiu 50,35%, segundo dados do IPCA. Apesar disso, empresários têm segurado o reajuste, como o Lúmen Café + Gastronomia. “Nós ainda não sentimos exatamente a alta, pois somos uma torrefação e temos estoque do ano passado”, ressalta Rafael Wagner, proprietário.

Entretanto, segundo Rafael, até metade de 2025 a cafeteria localizada em Ponta Grossa necessitará renovar o estoque: “Aí sim iremos sentir, mas de antemão tenho certeza de que não poderemos repassar todo o aumento ao cliente, teremos que absorver uma porcentagem da perda, e tentar compensar de outra forma”.

Segundo o IBGE, o cafezinho servido nos estabelecimentos de alimentação fora do lar encareceu cerca de 10,49% em 2024. “Fizemos um aumento, mas bem menor do que gostaríamos, para poder fazer o caixa para o momento da compra de nosso estoque”, menciona o empresário.

E diante de tantos desafios, é preciso buscar alternativas, como produtores da fruta com valores mais em conta ou reajustar outros itens do cardápio. “Estamos pesquisando alguns fornecedores novos, porém nossos cafés são de alta a altíssima pontuação e qualidade, então alguns de nossos fornecedores teremos de continuar, pois entregam um produto excepcional”, comenta Rafael.

Para ele: “De modo geral não temos para onde correr, mas precisamos pesquisar alguns preços tentando amenizar de alguma forma, principalmente na linha de cafés especiais com pontuações não tão altas”, finaliza.

Essa escalada nos preços tem impacto direto nos custos operacionais dos bares e restaurantes. A alta recente reforça um dilema para os estabelecimentos. Enquanto o custo do café sobe rapidamente, os preços repassados ao consumidor avançam em ritmo lento.

Em janeiro o preço do cafezinho nos bares e restaurantes subiu apenas 2,71%, muito abaixo da alta de 8,56% registrada nos supermercados no mesmo período.

O comportamento dos preços nos bares e restaurantes reflete a dificuldade de um setor que opera com margens reduzidas e precisa manter a atratividade para consumidores cada vez mais cautelosos.

Levantamento da Abrasel aponta que 32% dos empresários não conseguiram reajustar seus cardápios nos últimos 12 meses, enquanto 59% fizeram reajustes abaixo ou apenas acompanhando a inflação.

Lucas Klas, presidente da Abrasel, comenta que a situação é delicada. “Diferentes fatores vêm afetando a produção do café e influenciando os valores e isso, claro, afeta a todos, já que quanto mais caro, mais inflação, menos margem de lucro e mais corte de gastos”.

Segundo ele, há duas saídas: segurar o aumento dos preços e operar em prejuízo ou repassar o valor e ver os clientes diminuírem. “É uma sinuca de bico”, finaliza.

Fonte – Assessoria de Imprensa – Abrasel Campos Gerais

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Após chuvas, Reserva e mais 4 localidades da região estão com o abastecimento paralisado devido à falta de energia

A Sanepar informou em nota oficial, por volta das 12 horas deste sábado, dia 08,…

10 horas ago

Enem 2025: saiba o que é permitido levar no primeiro dia de provas

As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 serão realizadas neste…

12 horas ago

Tornado causa destruição e deixa 6 mortos e ao menos 430 feridos no Paraná

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) e os serviços de saúde atenderam, até…

13 horas ago

Município de Rio Bonito do Iguaçu foi atingido por um tornado, confirma Simepar

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) classificou como um tornado a…

13 horas ago

Veiculo colide contra caminhão estacionado e deixa condutora com lesões graves

No começo da tarde desta sexta-feira, dia 07, por volta das 13h00, na altura do…

1 dia ago

Catálogo de produtos artesanais da região será lançado durante a ExpoIpiranga

A 1ª edição do Catálogo de Produtos da região será lançada de 4 a 7…

1 dia ago