A Secretaria de Saúde do município de Reserva divulgou recentemente a prestação de contas referente ao período de setembro a dezembro de 2024 pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse período, foram realizadas 33,2 mil consultas médicas e 6,4 mil atendimentos de enfermagem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, incluindo as áreas urbanas e rurais, assim como no Pronto Atendimento Municipal (PAM).
“Por trás desses números estão pessoas que buscam e merecem o melhor atendimento possível. Vemos uma grande evolução nos últimos anos, dobramos o investimento exigido pela Constituição, estabelecemos a tradição de contar com dois médicos plantonistas no PAM, reorganizamos e ampliamos as equipes nas áreas rurais, além de muitas outras iniciativas voltadas para o bem-estar da população”, destacou o prefeito Lucas Machado.
Entre as unidades com maior volume de atendimentos, a UBS São Francisco liderou com 3,1 mil , seguida pela Vila Martins, com 2,8 mil, Ferreira, com 2,2 mil, e Cruzeiro, com 2,1 mil. Na zona rural, os destaques foram as unidades de José Lacerda, com 2,1 mil atendimentos, Rio Novo, com 1,6 mil, e Palmital, com 1,4 mil.
Além da atenção básica, o município dispõe de especialistas em pediatria, psiquiatria, ortopedia, psicologia, ginecologia e nutrição, eliminando a necessidade de deslocamentos para outras cidades. Já os atendimentos especializados e exames mais complexos contam com o suporte de duas ferramentas fundamentais, o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde), uma espécie de “plano de saúde” envolvendo diversas prefeituras, do qual Reserva é um dos maiores investidores; e o Sistema de Gestão Hospitalar e Ambulatorial (GSUS). Por meio deles, os pacientes podem viajar gratuitamente de ônibus, vans ou carros para outros municípios, onde recebem o kit lanche.
No período, foram realizados mais de 72 mil exames através do consórcio e dos quatro laboratórios locais conveniados. Além disso, ocorreram 180 cirurgias via GSUS, sendo a maioria geral com 105, 51 procedimentos vasculares, 18 pediátricos e seis laqueaduras. Consultas com especialistas somaram 1,8 mil atendimentos no total. Outro dado importante, 633 tomografias e ressonâncias efetuadas.
Fonte – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Reserva
A Sanepar informou em nota oficial, por volta das 12 horas deste sábado, dia 08,…
As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 serão realizadas neste…
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) e os serviços de saúde atenderam, até…
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) classificou como um tornado a…
No começo da tarde desta sexta-feira, dia 07, por volta das 13h00, na altura do…
A 1ª edição do Catálogo de Produtos da região será lançada de 4 a 7…