Política

No último quadrimestre de 2024, Saúde de Reserva realizou 72 mil exames e 33 mil consultas médicas no PAM e UBS

A Secretaria de Saúde do município de Reserva divulgou recentemente a prestação de contas referente ao período de setembro a dezembro de 2024 pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse período, foram realizadas 33,2 mil consultas médicas e 6,4 mil atendimentos de enfermagem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, incluindo as áreas urbanas e rurais, assim como no Pronto Atendimento Municipal (PAM).

“Por trás desses números estão pessoas que buscam e merecem o melhor atendimento possível. Vemos uma grande evolução nos últimos anos, dobramos o investimento exigido pela Constituição, estabelecemos a tradição de contar com dois médicos plantonistas no PAM, reorganizamos e ampliamos as equipes nas áreas rurais, além de muitas outras iniciativas voltadas para o bem-estar da população”, destacou o prefeito Lucas Machado.

Entre as unidades com maior volume de atendimentos, a UBS São Francisco liderou com 3,1 mil , seguida pela Vila Martins, com 2,8 mil, Ferreira, com 2,2 mil, e Cruzeiro, com 2,1 mil. Na zona rural, os destaques foram as unidades de José Lacerda, com 2,1 mil atendimentos, Rio Novo, com 1,6 mil, e Palmital, com 1,4 mil.

Além da atenção básica, o município dispõe de especialistas em pediatria, psiquiatria, ortopedia, psicologia, ginecologia e nutrição, eliminando a necessidade de deslocamentos para outras cidades. Já os atendimentos especializados e exames mais complexos contam com o suporte de duas ferramentas fundamentais, o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde), uma espécie de “plano de saúde” envolvendo diversas prefeituras, do qual Reserva é um dos maiores investidores; e o Sistema de Gestão Hospitalar e Ambulatorial (GSUS). Por meio deles, os pacientes podem viajar gratuitamente de ônibus, vans ou carros para outros municípios, onde recebem o kit lanche.

No período, foram realizados mais de 72 mil exames através do consórcio e dos quatro laboratórios locais conveniados. Além disso, ocorreram 180 cirurgias via GSUS, sendo a maioria geral com 105, 51 procedimentos vasculares, 18 pediátricos e seis laqueaduras. Consultas com especialistas somaram 1,8 mil atendimentos no total. Outro dado importante, 633 tomografias e ressonâncias efetuadas.

Fonte – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Reserva

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Moradora da localidade do Vau, em Reserva, está desaparecida e família pede ajuda para localizá-la

Uma mulher moradora da localidade do Vau, no interior de Reserva está desaparecida desde a…

12 horas ago

Fim de semana em Reserva terá calor, instabilidade e chance de chuva, diz Simepar

A previsão do tempo para o fim de semana em Reserva indica que, após a…

14 horas ago

A novela continua: DER/PR homologa pavimentação entre Imbaú e Reserva

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e…

15 horas ago

Bunge voltará a produzir farinha de trigo Rosa Branca em Ponta Grossa

A Bunge, empresa líder em soluções para o agronegócio que conecta agricultores a consumidores de…

15 horas ago

Telêmaco Borba passa a contar com carreta de saúde da mulher para pacientes do SUS

Mais 32 municípios brasileiros passam a contar, a partir desta sexta-feira (30), com as carretas…

15 horas ago

Departamento de Esportes de Reserva realiza peneira de futsal para a Copa AMCG 2026

O Departamento de Esporte de Reserva realizará, em fevereiro, uma peneira de futsal com o…

16 horas ago