Política

Prefeitura de Reserva reforça iniciativas com mapeamento animal e promoção de adoção responsável

A Prefeitura de Reserva divulgou, nesta quarta-feira (19), detalhes sobre o primeiro censo de animais domésticos e em situação de rua no município, que foi iniciado nesta semana. Contando com o apoio das Agentes Comunitárias de Saúde (ACS), as visitas às residências incluem um breve questionário.

“Nos últimos anos, avançamos muito nessa área, que tem ganhado cada vez mais destaque. Ampliamos o número de castrações gratuitas, trouxemos o programa Castrapet e estamos em processo de implementação de um centro de acolhimento. Sabemos que existem muitos cães e gatos abandonados, além de outros sob os cuidados de tutores dedicados. Contudo, ainda temos poucos dados concretos sobre a realidade. Sem demagogia, queremos nos aprofundar na questão para ampliar ainda mais o alcance das ações públicas”, afirmou o prefeito Lucas Machado.

Na última quinta-feira (13), foi realizada uma reunião de parceria na Câmara de Vereadores, envolvendo as secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Saúde, para definir os detalhes do levantamento. O objetivo principal do estudo é compreender a situação dos animais com tutores e dos que vivem em condição de abandono, permitindo o planejamento de ações mais específicas e eficazes.

Fique atento(a)

Entre os dados que serão coletados, se destacam a quantidade de animais por residência, características como sexo e condição de castração, além da verificação se os tutores estão cadastrados no CadÚnico. Isso facilitará o acesso a programas de apoio e políticas públicas, como o Programa Municipal de Castrações, que desde novembro do ano passado já realizou 163 procedimentos de um total de 189 solicitações. A próxima licitação prevê a ampliação para 300 castrações, um aumento de 100 em relação à meta anterior.

Também são disponibilizados sem nenhum custo consultas e testes que, desde junho de 2024, somaram 206 procedimentos, como exames de sangue, cinomose, cesáreas, retirada de módulo, sutura, entre outros. Para mais informações, pode entrar em contato no WhatsApp 42991369072, no e-mail sec.meioambientereservapr@gmail.com ou pessoalmente no endereço Rua General Osório, número 677, esquina com a Rua Vicente Markovicz, número 221, no Centro.

Voltando ao censo, com as informações obtidas, será possível traçar um panorama detalhado da população animal no município, viabilizando o desenvolvimento de novas soluções, como campanhas de incentivo à adoção e assistência veterinária.

Responsabilidade

No último sábado (15), aconteceu a segunda edição da feira de adoção na Praça da Matriz, que contou com 21 cães de até seis meses de idade. Desses, 16 foram adotados e os novos tutores receberam a garantia de castração gratuita evitar novas crias a partir dos oito meses. Essas ações reforçam o compromisso da Prefeitura em garantir melhores condições de vida para os animais e fomentar a conscientização sobre a responsabilidade de adoção.

Fonte – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Reserva

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Ana Castela confirma status de fenômeno diante de 228 mil pessoas no Verão Maior Paraná

Se existe uma receita para se tornar um fenômeno, a cantora Ana Castela parece ser…

11 minutos ago

Dezembro derruba vagas de emprego em Reserva, mas município fecha 2025 com saldo positivo

Reserva encerrou dezembro com o pior desempenho do ano na geração de empregos formais e…

2 horas ago

Fevereiro segue com bandeira tarifária verde e sem cobrança extra na conta de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira…

5 horas ago

Prazo para adesão ao Simples Nacional acaba neste sábado

Empreendedores que desejam aderir ou regressar ao Simples Nacional têm até este sábado (31) para…

5 horas ago

Carrapato e mosquito-palha: Saúde alerta para riscos e reforça cuidados

O mosquito-palha, responsável pela transmissão das leishmanioses, e o carrapato-estrela, que transmite a febre maculosa,…

5 horas ago

Município de Reserva tem nova denúncia de negligência médica

A morte de Leonir Castanha dos Santos, de 62 anos, morador da localidade da Barrinha,…

6 horas ago