Categories: Saúde

Com seis novas mortes por dengue no Paraná, Secretaria da Saúde faz apelo para cuidados com a doença

O secretário estadual de saúde, Beto Preto, fez um apelo à população para reforçar os cuidados com a proliferação do mosquito causador da dengue. Em coletiva de imprensa, nesta segunda (31), o secretário divulgou os dados do mais recente boletim epidemiológico 2025 da doença.

O Paraná confirmou 5.181 casos novos de Dengue e novas 6 mortes. O estado agora soma 25.231 casos e 19 mortes desde o início do ano.

O secretário destacou que o padrão de infecção pela doença mudou. Ele explicou que os meses de outono costumavam trazer uma redução mais rápida dos casos, o que não ocorre mais.

Também segundo a Secretaria de Estado da Saúde, as cidades de Paranavaí, Londrina, Maringá, Umuarama e Jacarezinho lideram os casos de dengue.

A Secretaria reforça que a melhor forma de evitar a doença é a prevenção por meio da eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti. Copos, garrafas e objetos que possam acumular água parada devem ser descartados corretamente. Terrenos baldios também devem ser constantemente limpos.

Além da dengue, Beto Preto também comentou sobre os casos de Covid-19 no Paraná durante a coletiva. Segundo ele, são 44 mortes pela doença neste ano no Estado. Grande parte dos casos graves, poderiam ter sido evitados com a vacinação.

Nesta terça-feira, dia 1º, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, publicou o novo informe semanal da dengue. 

Os dados do novo ano epidemiológico 2025 totalizam 99.585 notificações, 25.231 diagnósticos confirmados e 19 mortes.

Os novos óbitos registrados ocorreram entre janeiro e março. São cinco mulheres e um homem, com idades entre 29 e 92 anos, sendo que apenas um dos pacientes, uma mulher de 29 anos, não apresentava comorbidades.

Os pacientes residiam nos municípios de Nova Londrina e Querência do Norte (14ª Regional de Saúde de Paranavaí), Arapongas (16ª RS Apucarana), Porecatu e Florestópolis (17ª RS de Londrina) e Ribeirão do Pinhal (18ª RS de Cornélio Procópio).

No total, 392 municípios já apresentaram notificações da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e 327 possuem casos confirmados.

As regionais com os maiores números de casos confirmados neste período epidemiológico são a 14ª Regional de Saúde de Paranavaí (6.375); 17ª RS de Londrina (5.634); 15ª RS Maringá (2.707); 12ª RS de Umuarama (2.002) e 19ª RS Jacarezinho (1.386).

Fonte – Agência Estadual de Notícias

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Tradução em tempo real chega ao WhatsApp para mensagens individuais e grupos

O WhatsApp acaba de anunciar um novo recurso que promete facilitar a vida de quem…

10 horas ago

Reserva monta força-tarefa e presta socorro a mais de 55 famílias atingidas por temporais

A Prefeitura de Reserva, por meio da Secretaria de Obras e do Posto da Brigada…

11 horas ago

Dia Internacional das Línguas de Sinais é celebrado nesta terça-feira (23)

Nesta terça-feira (23), é celebrado o “Dia Internacional das Línguas de Sinais”, instituído pela Assembleia…

11 horas ago

Seleção Sub-13 de Reserva vai disputar a Copa 4 Ventos em Castro

A Seleção Sub-13 de Reserva teve sua participação confirmada na Copa 4 Ventos, competição que…

13 horas ago

Cooperativa de reciclagem de Telêmaco Borba, com apoio da Klabin, tem a maior renda do país

A transformação de resíduos em oportunidades sociais, ambientais e econômicas é uma realidade na região…

13 horas ago

Ratinho Junior sanciona lei que reduz IPVA no Paraná para a menor alíquota do país

Agora é lei: o Paraná tem o menor IPVA do Brasil. A nova alíquota do…

13 horas ago