Política

Reserva se torna referência em capacitação na macrorregião de gestores sobre políticas para mulheres

Na última quarta-feira (16), terminou em Ponta Grossa, o primeiro encontro regional de capacitação de gestores em políticas públicas voltadas para as mulheres, promovido pelo Governo do Estado. Durante dois dias, a iniciativa reuniu representantes de 17 dos 20 municípios da macrorregião, sendo que Reserva desempenhou um papel de destaque.

A vice-prefeita Ana Maria Pachalki e a diretora do Departamento da Mulher, Família, Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência, Adriele Sibelski Kuniski, participaram do evento, com Sibelski apresentando os avanços significativos alcançados por Reserva nos últimos anos durante uma palestra de 20 minutos, destacando o trabalho conjunto entre as secretarias municipais.

“Quero parabenizar a secretária Leandre e todos os envolvidos na organização deste espaço de troca de experiências e ideias. Além disso, agradecer pela oportunidade de Reserva compartilhar suas ações. Enfrentamos desafios crônicos e históricos, mas avançamos consideravelmente e já estamos colhendo frutos”, disse a vice-prefeita Ana Maria Pachalki.

Entre as conquistas mencionadas, Reserva foi um dos primeiros municípios do Paraná a organizar uma conferência exclusiva para discutir as políticas para mulheres em 2023. Este ano, uma segunda edição está agendada para 6 de junho. O município também criou um conselho próprio, independente e ativo para reforçar suas iniciativas.

Um dos destaques lembrados foi o projeto “Costurando Sonhos”, realizado em 2024, que capacitou 120 mulheres com um curso profissionalizante de corte e costura, oferecendo a muitas delas seu primeiro certificado e promovendo transformação social. O projeto será retomado com a Casa da Mulher, uma nova instituição no bairro São Francisco que está sendo reformada com recursos municipais de R$ 300 mil, destinada a oferecer múltiplos serviços e apoios.

Além de atender mulheres em situação de violência, o poder público visa quebrar ciclos de vulnerabilidade por meio de capacitação e autonomia financeira. O projeto “Despertar”, com oficinas de artesanato e bordado, ampliou o alcance das ações nas áreas rurais, complementando os esforços de outras secretarias. Com essas e outras iniciativas, a Prefeitura reafirma seu compromisso com políticas públicas eficazes, buscando consolidar a posição como referência na macrorregião.

Fonte – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Reserva

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Homem é preso após ameaçar incendiar delegacia e ofender policiais em Cândido de Abreu

A Polícia Civil do Paraná prendeu preventivamente, na manhã desta sexta-feira (30), um homem de…

13 minutos ago

Safra 2026 cresce em volume e Paraná pode colher quase 26 milhões de toneladas

A Previsão Subjetiva de Safra (PSS) do mês de janeiro, feita pelo Departamento de Economia…

1 hora ago

Serviços do IML serão realizados a partir de 01 de fevereiro em Telêmaco Borba

Um serviço que o município espera há anos, finalmente se tornará realidade. O Instituto Médico…

2 horas ago

Sicoob entra em campo como patrocinador oficial da Supercopa Rei 2026

O Sicoob abre o calendário esportivo de 2026 como patrocinador oficial da Supercopa Rei 2026,…

2 horas ago

PRF apreende quase meia tonelada de drogas após perseguição no Paraná

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu quase meia tonelada de entorpecentes na madrugada desta sexta-feira…

2 horas ago

Jovem natural de Reserva foi morto por engano em Ponta Grossa, segundo a PCPR

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) confirmou que Deivison Andrade de Lima, jovem natural de…

3 horas ago