Cotidiano

Copel alerta para riscos de acidentes com a rede elétrica na colheita do pinhão

Em plena temporada pinhão, cultura da qual o Paraná é o maior produtor nacional, a Copel faz um alerta sobre a necessidade de cuidados e atenção na colheita para evitar acidentes, principalmente quando as araucárias estiverem situadas próximas da rede elétrica.

“Devido à altura das araucárias, que podem atingir até 50 metros, a colheita das pinhas é uma atividade de risco. É uma ação ainda mais perigosa quando se trata da proximidade com a rede elétrica. Para a segurança das pessoas é importante que isso não seja feito em árvores situadas junto a redes de alta tensão, por conta do risco iminente de acidentes fatais”, alerta o gerente do Departamento de Operações de Campo da Copel, na Região Centro-Sul, Gilberto Conti.

O centro e o sul do Paraná estão entre as maiores regiões produtoras de pinhão do Estado. Conti reforça que antes de escalar uma araucária ou utilizar varas e extensores para alcançar as sementes, é muito importante que o ambiente do entorno seja verificado. “Araucária é uma árvore protegida por lei e imune a corte. Até mesmo para equipes especializadas, a poda desses exemplares segue cuidados e regras específicas. Se a araucária estiver próxima da rede elétrica, a orientação é que não seja feita a colheita do Pinhão por escalada ou com equipamentos”, frisa o gerente do Departamento de Operações de Campo da Copel.

Dicas para uma colheita segura

A companhia alerta que é fundamental que se mantenha distância das redes de energia para evitar acidentes que podem ser fatais. Em caso de emergências, o 0800 51 00 116 da linha direta da Copel pode ser acionado de qualquer telefone. Faça a ligação e tecle 1 para situação de risco à vida ou acidente com a rede elétrica.

Antes de colher pinhões siga orientações básicas de segurança.

  • Avalie o local da colheita e verifique se não há proximidade das árvores com a rede elétrica;
  • Não aproxime varas ou qualquer suporte próximo de postes, cabos de energia e transformadores;
  • Não escale árvores que estejam próximas à rede elétrica;
  • Em casos de risco, promova a colheita natural das pinhas diretamente do solo e longe de situações que representem perigo

Símbolo do Paraná

Em sua cadeia produtiva, a semente da araucária, árvore símbolo do Paraná, gera empregos e aquece a economia de milhares de famílias paranaenses.
No ano passado foi registrado um crescimento de 28% na produção paranaense de pinhão em relação a 2023, quando a cultura da semente movimentou R$ 22,4 milhões no Estado, segundo dados do Valor Bruto de Produção (VBP), do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) do Paraná.

As normas e instruções de comercialização do pinhão no Estado são estabelecidas na Portaria IAP nº 046/2015 e visam conciliar a geração de renda e proteger a reprodução da araucária, ameaçada de extinção.

Fonte – Assessoria de Imprensa da Copel

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Reserva ganha nova loja de autopeças com linha leve e pesada

O município de Reserva passa a contar, a partir da próxima semana, com uma nova…

11 horas ago

Ana Castela confirma status de fenômeno diante de 228 mil pessoas no Verão Maior Paraná

Se existe uma receita para se tornar um fenômeno, a cantora Ana Castela parece ser…

14 horas ago

Dezembro derruba vagas de emprego em Reserva, mas município fecha 2025 com saldo positivo

Reserva encerrou dezembro com o pior desempenho do ano na geração de empregos formais e…

16 horas ago

Fevereiro segue com bandeira tarifária verde e sem cobrança extra na conta de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira…

19 horas ago

Prazo para adesão ao Simples Nacional acaba neste sábado

Empreendedores que desejam aderir ou regressar ao Simples Nacional têm até este sábado (31) para…

19 horas ago

Carrapato e mosquito-palha: Saúde alerta para riscos e reforça cuidados

O mosquito-palha, responsável pela transmissão das leishmanioses, e o carrapato-estrela, que transmite a febre maculosa,…

19 horas ago