Categories: Agropecuária

Motosserra bem cuidada: manutenção garante segurança e performance

Poucas situações são mais frustrantes durante o trabalho de corte e poda do que lidar com uma motosserra ineficiente. A boa notícia é que, com manutenção preventiva, ou mesmo ao primeiro sinal de falhas, o equipamento tende a manter a performance e a durabilidade por muito mais tempo.

Quem ensina a entender melhor o que, quando e como fazer os trabalhos de manutenção é o especialista técnico de vendas da Oregon Tool, Eduardo Garcia. Ele destaca, para começar, que é essencial fazer a limpeza da máquina antes e depois do uso, para evitar o acúmulo de resina, serragem e outras substâncias que podem comprometer o funcionamento.

Além da limpeza, Garcia lembra da necessidade de fazer a afiação do conjunto de corte. “Esses são cuidados diários simples que tornam o uso mais eficiente e ainda prolongam a vida útil dos equipamentos”, afirma.

Como identificar problemas

A observação do funcionamento do equipamento é a melhor forma de perceber problemas e a necessidade de alguma manutenção, de acordo com o especialista. A perda do fio, por exemplo, é facilmente percebida quando os resíduos de madeira saem do tronco em forma de serragem (pó), em vez de lascas (cavaco). Ou seja, a corrente está “mastigando” a madeira, ao invés de cortar.

“Esse é um sinal claro de que há perda do fio e haverá perda de performance e eventual dano ao conjunto. A motosserra pode superaquecer e exigir mais esforço, além de gastar também o sabre”, alerta.

Cuidados com o óleo

Um dos erros mais comuns é a utilização do chamado óleo queimado para lubrificar o conjunto de corte. “Muitos operadores aproveitam o óleo usado de tratores, carros ou motos, o que é um equívoco. Esse tipo de óleo já perdeu suas propriedades de lubrificação e refrigeração, essenciais para o bom funcionamento da motosserra”, reforça Garcia.

O ideal para manter a lubrificação adequada, orienta, é usar produtos específicos para as correntes de motosserra. “Elas são feitas de aço e giram em alta velocidade sobre o sabre. Sem a lubrificação adequada, teremos atrito e superaquecimento, o que pode fechar a canaleta do sabre e travar a corrente”, detalha.

Trabalhar com segurança
Para garantir segurança, desempenho e menor custo de manutenção, o ideal é seguir as recomendações do fabricante dos equipamentos e evitar improvisos. A escolha de materiais adequados, como o óleo correto para sabres e correntes, faz toda a diferença na rotina de trabalho. A Oregon Tool oferece uma série de treinamentos e materiais técnicos de orientação para operadores. No site da marca, há uma seção exclusiva de vídeos com o passo a passo do uso e manutenção corretos dos produtos.

Sobre a Oregon Tool:

Líder mundial na produção de correntes de corte e barras para motosserras, a Oregon Tool está presente no Brasil desde o final da década de 1970 com uma de suas fábricas localizada em Curitiba (PR). Com sede em Portland, Oregon, EUA, e uma presença multinacional de fabricação e distribuição, a Oregon Tool vende seus produtos em mais de 110 países sob as marcas Oregon®, Woods®, ICS®, Pentruder®, Merit® e Carlton®.

A empresa é a líder global em correntes de corte, barras para motosserras, correntes diamantadas para corte de concreto e tubos de aço, também é especialista em implementos agrícolas e fornecedora de peças e equipamentos originais e de reposição para OEM. Saiba mais sobre a Oregon Tool, clicando AQUI.

Fonte – Assessoria de Imprensa

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

AMCG define nova coordenação de Esportes nos Campos Gerais

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) definiu, nesta semana, a nova coordenação da…

28 minutos ago

Moradora da localidade do Vau, em Reserva, está desaparecida e família pede ajuda para localizá-la

Uma mulher moradora da localidade do Vau, no interior de Reserva está desaparecida desde a…

17 horas ago

Fim de semana em Reserva terá calor, instabilidade e chance de chuva, diz Simepar

A previsão do tempo para o fim de semana em Reserva indica que, após a…

19 horas ago

A novela continua: DER/PR homologa pavimentação entre Imbaú e Reserva

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e…

20 horas ago

Bunge voltará a produzir farinha de trigo Rosa Branca em Ponta Grossa

A Bunge, empresa líder em soluções para o agronegócio que conecta agricultores a consumidores de…

20 horas ago

Telêmaco Borba passa a contar com carreta de saúde da mulher para pacientes do SUS

Mais 32 municípios brasileiros passam a contar, a partir desta sexta-feira (30), com as carretas…

20 horas ago