Ivaí

Ivaí recebe capacitação sobre hipertensão e diabetes

Insulinoterapia e pico hipertensivo. Estes foram os dois temas abordados durante nova capacitação do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) em ação de matriciamento realizada ontem no município de Ivaí.

Os profissionais endocrinologista, André Peres, e o cardiologista, Rafael Serpa, repassaram seus conhecimentos à equipe da Atenção Primária à Saúde (APS). “O matriciamento de hipertensão e diabetes foi muito proveitoso. Tivemos o esclarecimento sobre medicações e sintomas, e até mesmo como proceder diante de algumas situações”, avalia a coordenadora do Qualicis em Ivaí, Stéphanie Feltrin Santiago Colacino.

“Esta é uma ação bastante importante para a integração da APS junto à Atenção Secundária da Saúde”, avalia o endocrinologista. A insulinoterapia abordada no matriciamento, conforme o especialista, é um assunto com bastante recorrência de dúvidas dos profissionais das Unidades de Saúde. “Foi uma breve pincelada sobre o uso da insulina. Procurei realizar uma atualização quanto às últimas diretrizes”, explicou.

Os matriciamentos, como são chamadas as frequentes capacitações, são ações do Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios de Saúde, o Qualicis. “Focamos ainda na estratificação de risco, formulários de compartilhamento de cuidado e fluxo de atendimento dos pacientes, além das ações educativas”, esclarece a enfermeira do CimSaúde, Thaís Silva.

As estratificações se referem ao encaminhamento dos pacientes do município ao Atendimento Ambulatorial do Qualicis. “Aqueles pacientes que se encaixam no Programa devem ser encaminhados”, explica a diretora do Consórcio, Pâmella Costa, destacando a complexidade dos casos de médio e alto risco. “Aqueles pacientes que oferecem baixo risco, permanecem com atendimentos nas Unidades de Saúde municipais”, complementa.

Para a coordenadora do Qualicis em Ivaí, os matriciamentos facilitam o processo da estratificação. “Com esses esclarecimentos, a estratificação de risco para as Linhas de Cuidado ficam mais evidentes, facilitando o encaminhamento dos pacientes mais adequados possível”, finaliza.

Fonte – Assessoria de Imprensa CimSaúde

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Moradora da localidade do Vau, em Reserva, está desaparecida e família pede ajuda para localizá-la

Uma mulher moradora da localidade do Vau, no interior de Reserva está desaparecida desde a…

5 horas ago

Fim de semana em Reserva terá calor, instabilidade e chance de chuva, diz Simepar

A previsão do tempo para o fim de semana em Reserva indica que, após a…

7 horas ago

A novela continua: DER/PR homologa pavimentação entre Imbaú e Reserva

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e…

7 horas ago

Bunge voltará a produzir farinha de trigo Rosa Branca em Ponta Grossa

A Bunge, empresa líder em soluções para o agronegócio que conecta agricultores a consumidores de…

8 horas ago

Telêmaco Borba passa a contar com carreta de saúde da mulher para pacientes do SUS

Mais 32 municípios brasileiros passam a contar, a partir desta sexta-feira (30), com as carretas…

8 horas ago

Departamento de Esportes de Reserva realiza peneira de futsal para a Copa AMCG 2026

O Departamento de Esporte de Reserva realizará, em fevereiro, uma peneira de futsal com o…

8 horas ago