Ivaí

Ivaí recebe capacitação sobre hipertensão e diabetes

Insulinoterapia e pico hipertensivo. Estes foram os dois temas abordados durante nova capacitação do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) em ação de matriciamento realizada ontem no município de Ivaí.

Os profissionais endocrinologista, André Peres, e o cardiologista, Rafael Serpa, repassaram seus conhecimentos à equipe da Atenção Primária à Saúde (APS). “O matriciamento de hipertensão e diabetes foi muito proveitoso. Tivemos o esclarecimento sobre medicações e sintomas, e até mesmo como proceder diante de algumas situações”, avalia a coordenadora do Qualicis em Ivaí, Stéphanie Feltrin Santiago Colacino.

“Esta é uma ação bastante importante para a integração da APS junto à Atenção Secundária da Saúde”, avalia o endocrinologista. A insulinoterapia abordada no matriciamento, conforme o especialista, é um assunto com bastante recorrência de dúvidas dos profissionais das Unidades de Saúde. “Foi uma breve pincelada sobre o uso da insulina. Procurei realizar uma atualização quanto às últimas diretrizes”, explicou.

Os matriciamentos, como são chamadas as frequentes capacitações, são ações do Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios de Saúde, o Qualicis. “Focamos ainda na estratificação de risco, formulários de compartilhamento de cuidado e fluxo de atendimento dos pacientes, além das ações educativas”, esclarece a enfermeira do CimSaúde, Thaís Silva.

As estratificações se referem ao encaminhamento dos pacientes do município ao Atendimento Ambulatorial do Qualicis. “Aqueles pacientes que se encaixam no Programa devem ser encaminhados”, explica a diretora do Consórcio, Pâmella Costa, destacando a complexidade dos casos de médio e alto risco. “Aqueles pacientes que oferecem baixo risco, permanecem com atendimentos nas Unidades de Saúde municipais”, complementa.

Para a coordenadora do Qualicis em Ivaí, os matriciamentos facilitam o processo da estratificação. “Com esses esclarecimentos, a estratificação de risco para as Linhas de Cuidado ficam mais evidentes, facilitando o encaminhamento dos pacientes mais adequados possível”, finaliza.

Fonte – Assessoria de Imprensa CimSaúde

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Após chuvas, Reserva e mais 4 localidades da região estão com o abastecimento paralisado devido à falta de energia

A Sanepar informou em nota oficial, por volta das 12 horas deste sábado, dia 08,…

6 horas ago

Enem 2025: saiba o que é permitido levar no primeiro dia de provas

As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 serão realizadas neste…

8 horas ago

Tornado causa destruição e deixa 6 mortos e ao menos 430 feridos no Paraná

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) e os serviços de saúde atenderam, até…

9 horas ago

Município de Rio Bonito do Iguaçu foi atingido por um tornado, confirma Simepar

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) classificou como um tornado a…

9 horas ago

Veiculo colide contra caminhão estacionado e deixa condutora com lesões graves

No começo da tarde desta sexta-feira, dia 07, por volta das 13h00, na altura do…

1 dia ago

Catálogo de produtos artesanais da região será lançado durante a ExpoIpiranga

A 1ª edição do Catálogo de Produtos da região será lançada de 4 a 7…

1 dia ago