Cotidiano

Pesquisa do perfil socioeconômico do paranaense chega a Reserva e mais 161 municípios

A Pesquisa por Amostra de Domicílios do Paraná (PAD-PR), coordenada pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), avança pelo Estado. Nesta semana, os pesquisadores credenciados chegam a Reserva e a mais 161 municípios do Paraná.

O levantamento visa traçar um panorama detalhado do perfil socioeconômico da população paranaense. Até o momento, as entrevistas foram concluídas em 70 cidades, enquanto outras 50 já superaram os 80% de cobertura. A meta é alcançar, ao final, 361 municípios.

Conforme atualização do Ipardes, cerca de 51 mil domicílios foram visitados até agora em 232 cidades, com aproximadamente 33 mil entrevistas efetivamente realizadas. Em torno de 12 mil residências precisaram ser visitadas três vezes sem sucesso de contato com os moradores – nestes casos, é deixado um comunicado para que o agendamento da entrevista seja feito. A expectativa é alcançar 60 mil domicílios em todo o território estadual.

Os trabalhos de campo começaram na segunda quinzena de março e continuam até julho, com visitas previstas em todas as regiões do Paraná. A partir desse esforço, o Estado reunirá um conjunto inédito de dados sobre moradia, emprego, renda, escolaridade, alimentação e hábitos das famílias.

Os primeiros resultados do levantamento devem ser apresentados ainda em 2025, por meio de um painel interativo no site do Ipardes, que permitirá a consulta a gráficos, tabelas e relatórios estatísticos.

PIONEIRA – Reconhecida como a maior pesquisa domiciliar já executada por um governo estadual no Brasil, a PAD-PR terá escopo superior ao da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A abrangência será três vezes maior: enquanto a PNAD coleta, no máximo, 20 mil entrevistas no Paraná, a PAD-PR alcançará 60 mil domicílios.

De acordo com o diretor-presidente do Ipardes, Jorge Callado, a pesquisa de amostragem domiciliar realizada pelo Instituto tem o objetivo de levantar informações sociais e econômicas na área de moradia, educação, emprego, renda e segurança alimentar. “Estas informações são de vital importância para o monitoramento das políticas públicas vigentes e a formulação de novas”, explica.

A iniciativa conta com financiamento do Fundo Paraná, administrado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), que destina 2% da arrecadação tributária estadual para projetos científicos e tecnológicos.

SEGURANÇA E SIGILO – As entrevistas, que têm duração média de 10 a 15 minutos, são feitas por agentes identificados com crachá com foto, coletes do Ipardes e folhetos informativos. As informações fornecidas são protegidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP) e utilizadas exclusivamente para fins estatísticos. A colaboração da população é considerada essencial para que os dados reflitam com fidelidade as realidades locais do Paraná.

Fonte – Agência Estadual de Notícias

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Após chuvas, Reserva e mais 4 localidades da região estão com o abastecimento paralisado devido à falta de energia

A Sanepar informou em nota oficial, por volta das 12 horas deste sábado, dia 08,…

12 horas ago

Enem 2025: saiba o que é permitido levar no primeiro dia de provas

As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 serão realizadas neste…

14 horas ago

Tornado causa destruição e deixa 6 mortos e ao menos 430 feridos no Paraná

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) e os serviços de saúde atenderam, até…

15 horas ago

Município de Rio Bonito do Iguaçu foi atingido por um tornado, confirma Simepar

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) classificou como um tornado a…

15 horas ago

Veiculo colide contra caminhão estacionado e deixa condutora com lesões graves

No começo da tarde desta sexta-feira, dia 07, por volta das 13h00, na altura do…

1 dia ago

Catálogo de produtos artesanais da região será lançado durante a ExpoIpiranga

A 1ª edição do Catálogo de Produtos da região será lançada de 4 a 7…

1 dia ago