Cotidiano

Copel orienta sobre segurança e economia no uso de equipamentos elétricos no inverno

Nos dias frios de inverno, a busca pelo conforto térmico faz crescer o uso de aquecedores, chuveiros elétricos em potência máxima, entre outros equipamentos elétricos. É uma rotina da estação que exige cuidado e atenção, tanto no que diz respeito ao aumento pontual no consumo de energia, como nas ligações elétricas.

A orientação da Copel é que os clientes estejam atentos ao aumentar o uso de equipamentos elétricos em suas residências. O gerente da Divisão de Gestão da Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética da Copel, Fernando Bauer, destaca que o uso de equipamentos certificados, com selo de eficiência energética do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) ou do Programa Nacional de Conservação da Energia Elétrica (Procel), é o primeiro passo para buscar economia e segurança. “São aparelhos que exigem menos energia e garantem o mesmo desempenho, ajudando a reduzir o impacto ambiental e o gasto doméstico”, explica.

No caso do uso de chuveiros elétricos e aquecedores, Bauer orienta que é importante evitar o uso prolongado dos equipamentos, reduzindo o tempo do banho e não utilizando a potência máxima de temperatura, que consome mais energia. Quando a temperatura está mais amena, a orientação é colocar o equipamento na posição “morno”.

“Quando falamos em aquecedor, da mesma forma, é importante utilizar por pequenos espaços de tempo, fazendo uso do timer para não precisar ficar ligado, por exemplo, a noite inteira”, reforça o gerente de Gestão da Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética da Copel.

Segurança

Com a tendência de uso de equipamentos com potências maiores nos dias mais frios, a segurança nas ligações elétricas é uma questão que deve ter atenção prioritária nas residências.

“É importante que o consumidor observe se as tomadas não estão apresentando algum aquecimento anormal, porque isso pode indicar um mau contato”, orienta Bauer. Nesses casos, é indicado procurar a assistência técnica do fabricante ou um eletricista particular para a verificação das instalações da residência. Convém lembrar que a Copel não realiza inspeções internas”, explica Bauer.

Outro alerta deixado pelo especialista é não ligar muitos equipamentos na mesma tomada, com a utilização de extensões ou adaptadores, os chamados “benjamins”, principalmente os de alto consumo, como ferro de passar roupa e aquecedores. “São equipamentos que exigem mais da rede elétrica e podem provocar aquecimento anormal e causar algum dano maior”, alerta.

A atenção a esses detalhes ajuda a evitar problemas maiores. De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), o Paraná registrou, em 2024, 129 incêndios de origem elétrica.

Independentemente da época do ano, a troca das lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas com tecnologia LED, bem como a realização de manutenções periódicas em geladeiras, observando como está a condição das borrachas, são fatores que também contribuem para o uso eficiente de energia.

De olho no consumo

A Copel está trocando, em várias regiões do Paraná, os medidores de energia convencionais por medidores inteligentes. Quem já recebeu essa nova tecnologia pode acompanhar o consumo diário por meio do aplicativo da Copel. Esse acompanhamento permite identificar desperdícios, planejar melhor os gastos e até detectar variações anormais que possam indicar problemas elétricos internos.

Os consumidores que ainda não contam com a Rede Elétrica Inteligente, podem fazer a simulação do consumo no site da Copel. Basta acessar o link clicando AQUI

Dicas para economizar com energia elétrica no inverno

  • Utilizar equipamentos certificados com selo do Inmetro ou Procel.
  • Evitar banhos prolongados e chuveiros em potência máxima.
  • Fazer uso do timer em aquecedores.
  • Utilizar ar-condicionado em temperatura próxima de 23 graus.
  • Trocar as lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED, que economizam e duram mais.
  • Aproveitar a luz natural durante o dia para diminuir a necessidade de iluminação artificial.

Dicas de segurança

  • Não ligar muitos aparelhos na mesma tomada ou extensão.
  • Verificar a capacidade do disjuntor e a qualidade da fiação elétrica.
  • Manter os aparelhos longe de materiais inflamáveis, como cortinas e roupas.
  • Não esquecer de desligar os equipamentos após o uso.
  • Atenção ao executar consertos em instalações elétricas quando o chão estiver úmido ou molhado. Com água, o risco de choque é muito maior.

Fonte – Assessoria de Imprensa da Copel / Foto – João Paulo da Silva Gomes

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Reserva ganha nova loja de autopeças com linha leve e pesada

O município de Reserva passa a contar, a partir da próxima semana, com uma nova…

8 horas ago

Ana Castela confirma status de fenômeno diante de 228 mil pessoas no Verão Maior Paraná

Se existe uma receita para se tornar um fenômeno, a cantora Ana Castela parece ser…

11 horas ago

Dezembro derruba vagas de emprego em Reserva, mas município fecha 2025 com saldo positivo

Reserva encerrou dezembro com o pior desempenho do ano na geração de empregos formais e…

13 horas ago

Fevereiro segue com bandeira tarifária verde e sem cobrança extra na conta de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira…

16 horas ago

Prazo para adesão ao Simples Nacional acaba neste sábado

Empreendedores que desejam aderir ou regressar ao Simples Nacional têm até este sábado (31) para…

16 horas ago

Carrapato e mosquito-palha: Saúde alerta para riscos e reforça cuidados

O mosquito-palha, responsável pela transmissão das leishmanioses, e o carrapato-estrela, que transmite a febre maculosa,…

16 horas ago