Economia

Reserva volta a ter números negativos na geração de empregos formais em maio, segundo o CAGED

O município de Reserva registrou números negativos no que se refere à geração de empregos formais no mês de maio/2025, segundo o relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgado nesta segunda-feira, dia 30 pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O mês de maio ficou marcado pelo fechamento de 07 postos de trabalho formais (emprego com carteira assinada), resultado da contratação de 153 profissionais e a demissão de 160, que acabou gerando números negativos para o período. No ano, é o segundo mês que Reserva registra números negativos, o primeiro foi em janeiro, ocasião em que o município fechou 18 postos de trabalho.

A reação veio no mês seguinte, em fevereiro, com a criação de 37 novas vagas de trabalho, depois em março, registrou a criação de 29 novos postos de trabalho, e em abril, números mais tímidos com o registro de criação de 03 novos postos de trabalho. 

Foram três os setores considerados os “vilões” do período, o setor de Agropecuária, que fechou 30 postos de trabalho, após a contratação de 11 profissionais, mas demitir 41, em seguida, o setor da Indústria reservense, que contratou 27 profissionais e demitiu 32, resultando assim no fechamento de 05 postos de trabalho. Já o setor da Construção, fechou 03 postos de trabalho, após contratar 13 profissionais e demitir 16. 

Se os números não foram piores, foi graças ao setor de Serviços e também o setor de Comércio. O setor de Serviços foi a responsável pela criação 25 novos postos de trabalho, e o Comércio reservense criou 06 novos postos.

Veja os gráficos:

No Paraná

O Paraná foi o terceiro estado que mais gerou empregos no Brasil entre janeiro e maio de 2025, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). No período, foram registrados 84.882 novos postos formais de trabalho, saldo de 921.638 admissões e de 836.756 desligamentos realizados ao longo dos cinco primeiros meses do ano.

O saldo positivo de empregos registrado pelo Paraná só é menor do que o resultado de São Paulo, com 309.759 vagas criadas, e Minas Gerais, com 124.272 novos postos, que são os dois estados mais populosos do País. Após o Paraná, os estados com mais empregos criados foram Rio Grande do Sul (73.861), Santa Catarina (73.769) e Bahia (59.319).

Somente no mês maio, o saldo de novas vagas no Paraná foi de 6.866. Com isso, o Estado chegou a 3.304.061 pessoas empregadas com carteira assinada, segundo os dados do Caged. O número é o maior já registrado pelo Paraná em toda a série histórica, iniciada em 2020.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Reserva ganha nova loja de autopeças com linha leve e pesada

O município de Reserva passa a contar, a partir da próxima semana, com uma nova…

6 horas ago

Ana Castela confirma status de fenômeno diante de 228 mil pessoas no Verão Maior Paraná

Se existe uma receita para se tornar um fenômeno, a cantora Ana Castela parece ser…

9 horas ago

Dezembro derruba vagas de emprego em Reserva, mas município fecha 2025 com saldo positivo

Reserva encerrou dezembro com o pior desempenho do ano na geração de empregos formais e…

11 horas ago

Fevereiro segue com bandeira tarifária verde e sem cobrança extra na conta de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira…

14 horas ago

Prazo para adesão ao Simples Nacional acaba neste sábado

Empreendedores que desejam aderir ou regressar ao Simples Nacional têm até este sábado (31) para…

14 horas ago

Carrapato e mosquito-palha: Saúde alerta para riscos e reforça cuidados

O mosquito-palha, responsável pela transmissão das leishmanioses, e o carrapato-estrela, que transmite a febre maculosa,…

14 horas ago