Polícia

Ex-vereador de Reserva, acusado de matar sobrinho durante velório continua foragido um ano após o crime

Acusado de assassinar o próprio sobrinho a tiros, o ex-vereador José Odílio dos Santos (MDB), de Reserva, permanece foragido da polícia um ano após o crime.

De acordo com a Polícia Civil (PC-PR), Diorgenes Fernando Ferraz Lemes, de 24 anos, foi morto em 5 de julho de 2024 durante o velório de um familiar de ambos, após cobrar uma dívida que o tio tinha com ele.

Cerca de duas semanas após o crime, o político chegou a dar um depoimento virtual à polícia, dizendo que não ia se entregar. O irmão dele, Valdereis Sebastião Fernandes dos Santos, se entregou à polícia em outubro. A investigação aponta que ele participou do homicídio, e ambos respondem na Justiça pelo assassinato.

Eles se tornaram réus em agosto de 2024 e, em maio de 2025, a Justiça decidiu que ambos vão a júri popular.

O delegado responsável pelo caso, Silas Belém de Castro, disse que a Polícia Civil fez diversas diligências, mas não conseguiu encontrar o ex-vereador.

Em nota, os advogados que representam José Odílio dos Santos e Valdereis Sebastião Fernandes dos Santos disseram que a defesa vai se manifestar somente nos autos do processo criminal.

Relembre o crime

O caso aconteceu por volta das 22h30 de 5 de julho de 2024, uma sexta-feira, durante um velório que estava sendo realizado em um sítio particular na zona rural de Reserva, na localidade de Erval de Cima.

Diorgenes Fernando Ferraz Lemes tinha 24 anos e era neto da irmã de Zé Odílio – ou seja, sobrinho do político em segundo grau. Segundo a polícia, o jovem chegou antes no local e discutiu por telefone com o tio, que, na época, era vereador de Reserva.

“A motivação do crime seria uma transação financeira entre eles, causada pela venda de um trator que a vítima estava cobrando o autor. O autor não queria pagar a vítima. […] A vítima estava sentada na frente da casa [do sítio] quando os autores, que eram tios da vítima, chegaram e José Odílio, munido de uma arma de fogo, disparou três vezes em direção a vítima. Os disparos, em tese, pegaram na cabeça da vítima, e Zé Odílio e o irmão fugiram de carro”, contou o delegado, na época.

Cronologia do caso

  • 5 de julho de 2024: Zé Odílio e Valdereis chegam ao velório de um familiar, atiram contra o sobrinho, e fogem na sequência;
  • 6 de julho de 2024: Justiça expede mandado de prisão preventiva contra Zé Odílio e Valdereis;
  • 23 de julho de 2024: Zé Odílio e Valdereis dão depoimento virtual à polícia e político afirma que não vai se entregar;
  • 25 de julho de 2024: Polícia Civil finaliza investigações, indicia Zé Odílio e Valdereis e encaminha inquérito para avaliação do Ministério Público (MP);
  • 13 de agosto de 2024: Zé Odílio pede licença da Câmara de Vereadores e solicitação é aprovada por unanimidade. Desde então, ele parou de ser remunerado pelo cargo;
  • 16 de agosto de 2024: MP denuncia os irmãos e, no mesmo dia, a denúncia é aceita pela Justiça. Eles se tornam réus por homicídio triplamente qualificado (por motivo fútil, recurso que impossibilitou a defesa da vítima e perigo comum, uma vez que o assassinato foi durante um velório do qual várias pessoas participavam), agravado por terem se prevalecido de hospitalidade;
  • 9 de outubro de 2024: Valdereis se entrega à polícia e é preso. José Odílio continua foragido;
  • 25 de outubro de 2024: Justiça converte prisão preventiva de Valdereis em prisão domiciliar;
  • 25 de novembro de 2024: Zé Odílio pede renúncia do cargo de vereador, cujo mandato terminaria em dezembro;
  • 3 de abril de 2025: Valdereis recebe liberdade provisória;
  • 31 de maio de 2025: Justiça decide que José Odílio e Valdereis vão a júri popular, sem definir data.

Na época do crime, Zé Odílio ocupava o cargo de 1º secretário da Mesa Diretora de Reserva, ele estava na terceira gestão como vereador, e entre 2019 e 2020 chegou a presidir o Legislativo Municipal.

Fonte – Com informações do Portal G1

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Reserva ganha nova loja de autopeças com linha leve e pesada

O município de Reserva passa a contar, a partir da próxima semana, com uma nova…

14 horas ago

Ana Castela confirma status de fenômeno diante de 228 mil pessoas no Verão Maior Paraná

Se existe uma receita para se tornar um fenômeno, a cantora Ana Castela parece ser…

17 horas ago

Dezembro derruba vagas de emprego em Reserva, mas município fecha 2025 com saldo positivo

Reserva encerrou dezembro com o pior desempenho do ano na geração de empregos formais e…

19 horas ago

Fevereiro segue com bandeira tarifária verde e sem cobrança extra na conta de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira…

22 horas ago

Prazo para adesão ao Simples Nacional acaba neste sábado

Empreendedores que desejam aderir ou regressar ao Simples Nacional têm até este sábado (31) para…

22 horas ago

Carrapato e mosquito-palha: Saúde alerta para riscos e reforça cuidados

O mosquito-palha, responsável pela transmissão das leishmanioses, e o carrapato-estrela, que transmite a febre maculosa,…

22 horas ago