Paraná

Projeto de lei propõe inclusão de cigarros eletrônicos nas placas de “proibido fumar”

A deputada estadual Cristina Silvestri (PP) apresentou, nesta terça-feira (5), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), um projeto de lei que sugere a atualização das placas de “proibido fumar” em todo o Paraná. A proposta é que elas passem a incluir a proibição expressa do uso de cigarros eletrônicos.

Segundo Cristina Silvestri, a medida reforça a proteção à saúde pública, principalmente dos jovens, diante do aumento do consumo de cigarros eletrônicos, apesar da proibição da Anvisa para fabricação, comercialização e importação desses produtos desde 2009.

“O uso de vaporizadores tem crescido de forma alarmante. Precisamos atualizar a lei para deixar claro que esses dispositivos também estão proibidos em ambientes coletivos.”

O projeto determina que os estabelecimentos terão 120 dias para substituir ou adaptar as placas, que deverão conter a frase: “É proibido fumar e vaporizar neste local, conforme a legislação estadual vigente.” Além disso, os avisos terão que trazer imagens de um cigarro tradicional e de um cigarro eletrônico sobrepostos pelo símbolo de proibição.

A iniciativa marca o início de mais uma Semana de Enfrentamento e Conscientização à DPOC, Asma e Tabagismo. A data foi instituída por meio da Lei 21.943/2024, de autoria de Cristina Silvestri.

A proposta agora segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça da Alep e, em seguida, pelas comissões temáticas, antes de ser votada em Plenário. Se a lei for aprovada e sancionada, o descumprimento da nova regra estará sujeito às mesmas sanções já aplicadas à proibição do fumo em ambientes coletivos, conforme a Lei Federal nº 9.294/1996.

Fonte – Assessoria de Imprensa / Foto – Gabriela Siqueira

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Moradora da localidade do Vau, em Reserva, está desaparecida e família pede ajuda para localizá-la

Uma mulher moradora da localidade do Vau, no interior de Reserva está desaparecida desde a…

14 horas ago

Fim de semana em Reserva terá calor, instabilidade e chance de chuva, diz Simepar

A previsão do tempo para o fim de semana em Reserva indica que, após a…

16 horas ago

A novela continua: DER/PR homologa pavimentação entre Imbaú e Reserva

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e…

17 horas ago

Bunge voltará a produzir farinha de trigo Rosa Branca em Ponta Grossa

A Bunge, empresa líder em soluções para o agronegócio que conecta agricultores a consumidores de…

17 horas ago

Telêmaco Borba passa a contar com carreta de saúde da mulher para pacientes do SUS

Mais 32 municípios brasileiros passam a contar, a partir desta sexta-feira (30), com as carretas…

17 horas ago

Departamento de Esportes de Reserva realiza peneira de futsal para a Copa AMCG 2026

O Departamento de Esporte de Reserva realizará, em fevereiro, uma peneira de futsal com o…

17 horas ago