Paraná

Comércio lidera geração de empregos no Paraná em junho

O comércio foi o setor que mais gerou empregos formais no Paraná no mês de junho, conforme mostra o Boletim do Emprego da Fecomércio PR, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). A atividade comercial registrou saldo positivo de 1.626 novos postos de trabalho, crescimento de 25,9% em comparação a junho de 2024, quando o saldo havia sido de 1.291 vagas. Foi o único setor com desempenho superior ao do mesmo período do ano anterior.

Já o setor de serviços, embora tenha registrado o maior número absoluto de novas vagas no mês (7.629), apresentou queda de 3,9% em relação ao saldo de junho do ano passado. Para o assessor econômico da Fecomércio PR, Lucas Dezordi, o movimento indica uma fase de acomodação do mercado de trabalho. “Depois de um crescimento expressivo em 2024, o setor de serviços dá sinais de estabilização na criação de vagas, refletindo um cenário de menor aceleração da atividade econômica no país”, analisa.

Ainda assim, serviços específicos seguem em expansão, como aqueles ligados à saúde humana e assistência social, que lideraram o saldo de empregos em junho, com aumento de 176,3% na geração de postos formais.

No total, o Paraná gerou 9.377 novos empregos com carteira assinada em junho de 2025, resultado de 162.705 admissões e 153.328 desligamentos. Apesar do saldo positivo, o número representa queda de 32,2% em comparação com junho de 2024.

A indústria registrou saldo de 1.369 vagas, com redução de 54,4% frente ao mesmo mês do ano anterior, quando o saldo foi de 3004 empregos. A agropecuária apresentou leve recuo, com saldo negativo de 54 vagas, e o setor de construção civil também teve retração, com supressão de 751 postos de trabalho. “A construção é um dos setores mais sensíveis ao ambiente macroeconômico. O encarecimento do crédito e a elevação das taxas de juros impactam diretamente o volume de investimentos e dificultam a manutenção do ritmo de contratações”, explica Dezordi.

Desempenho por municípios

Em números absolutos, os municípios que mais geraram empregos foram Curitiba (+2.994 vagas), Londrina (+949), São José dos Pinhais (+677), Ponta Grossa (+468) e Cascavel (+360).

Considerando a variação proporcional, os destaques foram Ibaiti (+3.366,7%), Capanema (+3.175,0%), Dois Vizinhos (+136,8%), Lapa (+117,9%) e Londrina (+49,2%).

Fonte – Fecomércio PR.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Tradução em tempo real chega ao WhatsApp para mensagens individuais e grupos

O WhatsApp acaba de anunciar um novo recurso que promete facilitar a vida de quem…

6 horas ago

Reserva monta força-tarefa e presta socorro a mais de 55 famílias atingidas por temporais

A Prefeitura de Reserva, por meio da Secretaria de Obras e do Posto da Brigada…

7 horas ago

Dia Internacional das Línguas de Sinais é celebrado nesta terça-feira (23)

Nesta terça-feira (23), é celebrado o “Dia Internacional das Línguas de Sinais”, instituído pela Assembleia…

7 horas ago

Seleção Sub-13 de Reserva vai disputar a Copa 4 Ventos em Castro

A Seleção Sub-13 de Reserva teve sua participação confirmada na Copa 4 Ventos, competição que…

8 horas ago

Cooperativa de reciclagem de Telêmaco Borba, com apoio da Klabin, tem a maior renda do país

A transformação de resíduos em oportunidades sociais, ambientais e econômicas é uma realidade na região…

9 horas ago

Ratinho Junior sanciona lei que reduz IPVA no Paraná para a menor alíquota do país

Agora é lei: o Paraná tem o menor IPVA do Brasil. A nova alíquota do…

9 horas ago