Cotidiano

Alerta de golpe: Em Reserva, e-mails falsos com “Intimação Judicial” usam nome do Fórum

A população de Reserva deve ficar atenta a um novo golpe virtual que vem circulando por e-mail. Criminosos estão enviando mensagens fraudulentas que simulam intimações judiciais supostamente emitidas pelo Fórum da cidade, utilizando linguagem formal e aparência institucional para enganar as vítimas.

O conteúdo falso informa que o destinatário estaria envolvido em um processo judicial e deveria comparecer a uma audiência marcada para um determinado dia e horário. Para obter “mais informações”, o e-mail orienta a pessoa a clicar em um link. No entanto, esse link instala um vírus no dispositivo, capaz de roubar dados pessoais, bancários ou comprometer sistemas inteiros.

As mensagens chegam assinadas por supostos remetentes como “Gustavo Rocha Souza M Ferreira” ou “Pedro Costa Oliveira V Cepeda”, apresentados como integrantes do “Setor de Intimações” do Município de Reserva. Todos esses remetentes e endereços são falsos e não têm qualquer ligação com o Poder Judiciário ou com o Fórum de Reserva.

Como identificar e evitar o golpe:

  • Verifique a fonte: Intimações judiciais oficiais raramente são enviadas por e-mail, especialmente para endereços de e-mail pessoais. Desconfie de mensagens de fontes desconhecidas ou de remetentes que não sejam órgãos oficiais.
  • Cuidado com links e anexos: Não clique em links ou baixe anexos de mensagens suspeitas. Esses links podem levar a sites falsos ou infectados com malware.
  • Não forneça informações pessoais: Desconfie de pedidos de informações sensíveis por e-mail, como números de documentos, senhas ou dados bancários.
  • Entre em contato com o órgão oficial: Se tiver dúvidas sobre a autenticidade de uma intimação, entre em contato diretamente com o órgão judicial mencionado na mensagem, utilizando os canais oficiais de comunicação.
  • Denuncie o golpe: Se você recebeu uma falsa intimação, denuncie às autoridades competentes (polícia ou órgão judicial).
  • Exemplos de golpes: E-mails que alegam ser do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e solicitam comparecimento ao fórum, com links maliciosos.
  • O que fazer se você foi vítima: Registre um boletim de ocorrência: Vá à delegacia ou registre online no site da Polícia Civil, informando sobre a tentativa de golpe.
  • Entre em contato com seu banco: Se você forneceu informações financeiras, entre em contato com seu banco para bloquear sua conta e tomar as medidas necessárias.
  • Altere suas senhas: Troque as senhas de todas as suas contas online, especialmente aquelas que possam ter sido comprometidas.
  • Fique atento a outras tentativas de golpe: Os criminosos podem tentar outros golpes utilizando suas informações.
Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Tradução em tempo real chega ao WhatsApp para mensagens individuais e grupos

O WhatsApp acaba de anunciar um novo recurso que promete facilitar a vida de quem…

10 horas ago

Reserva monta força-tarefa e presta socorro a mais de 55 famílias atingidas por temporais

A Prefeitura de Reserva, por meio da Secretaria de Obras e do Posto da Brigada…

10 horas ago

Dia Internacional das Línguas de Sinais é celebrado nesta terça-feira (23)

Nesta terça-feira (23), é celebrado o “Dia Internacional das Línguas de Sinais”, instituído pela Assembleia…

10 horas ago

Seleção Sub-13 de Reserva vai disputar a Copa 4 Ventos em Castro

A Seleção Sub-13 de Reserva teve sua participação confirmada na Copa 4 Ventos, competição que…

12 horas ago

Cooperativa de reciclagem de Telêmaco Borba, com apoio da Klabin, tem a maior renda do país

A transformação de resíduos em oportunidades sociais, ambientais e econômicas é uma realidade na região…

12 horas ago

Ratinho Junior sanciona lei que reduz IPVA no Paraná para a menor alíquota do país

Agora é lei: o Paraná tem o menor IPVA do Brasil. A nova alíquota do…

12 horas ago