Paraná

PR 160: novo edital prevê conclusão da pavimentação entre Reserva e Imbaú

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou nesta semana o edital da obra para concluir a pavimentação da PR-160 entre Imbaú e Reserva, nos Campos Gerais. O investimento é de R$ 199.280.056,05, com prazo de execução de 450 dias (15 meses). A sessão de disputa está marcada para o dia 22 de setembro, no portal de compras do governo federal, o compras.gov.

A obra tem 28,36 quilômetros de extensão, iniciando em Imbaú e seguindo até Reserva. Além da pavimentação asfáltica da pista, também serão implantados 12,82 quilômetros de faixas adicionais, acessos a estradas rurais e propriedades, e interseções em nível ao longo do trecho. Será concluída a nova ponte sobre o Rio São Pedro em Reserva, com os serviços de infraestrutura e mesoestrutura quase finalizados.

Está previsto ainda o Contorno de Imbaú, um trecho variante que tira a rodovia da área mais urbanizada e a conecta com um trecho já pavimentado da PR-160, embaixo de um viaduto na BR-376. Neste ponto serão implantadas duas rotatórias e acessos para disciplinar o tráfego entre as rodovias, mas sem alterar o viaduto em si.

Já o Contorno de José Lacerda, distrito de Reserva, também será uma variante da PR-160, iniciando em uma curva antes do acesso à comunidade e concluindo ao se encontrar com uma rua municipal após o distrito, com interseções em nível em ambos os pontos.

“Encerramos o contrato com a empresa antiga, que não conseguiu realizar a obra, e estudamos as alternativas possíveis para retomar essa pavimentação, chegando a esse novo edital”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex. “Em breve teremos o nome da nova empresa, e vamos entregar a obra completa, mais um grande investimento nos Campos Gerais”.

“Durante audiência pública da obra foi identificada uma grande preocupação da comunidade quanto ao aumento do tráfego de veículos da PR-160 após a pavimentação e o impacto no seu dia a dia. Com os contornos vamos garantir trafegabilidade e segurança na rodovia, sem aumentar a presença de caminhões nestes perímetros urbanos”, explica o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti.

Também será implantado novo sistema de drenagem de águas, sinalização horizontal e vertical, dispositivos de segurança viária, passa-fauna, plantio de grama e construção de abrigos para parada de ônibus.

Fonte – Agência Estadual de Notícias.

Redação Reserva News

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