A cidade de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, recebe até o dia 30 de agosto a fase estadual das Olimpíadas Especiais das APAEs do Paraná 2025, reunindo mais de 1,2 mil atletas de 30 delegações do estado em um evento que celebra esporte, inclusão e superação.
Entre os participantes, 10 atletas da APAE de Reserva estão em destaque, representando o Conselho Regional de Ponta Grossa. Eles disputam diferentes modalidades: 5 no futsal, 2 no handebol masculino, 1 no handebol feminino, 1 no basquete e 1 na capoeira, além da participação nas provas de atletismo.
A abertura oficial aconteceu nesta segunda-feira (25), no Ginásio de Esportes Costa Cavalcanti, reunindo cerca de 1,5 mil pessoas em uma grande festa de inclusão. As disputas começaram nesta terça-feira (26) e seguem até o próximo sábado (30), com provas em 13 modalidades, entre elas atletismo, basquete, capoeira, futsal, handebol, natação, xadrez e ginástica rítmica.
Com um aporte de R$ 2,47 milhões, os recursos são destinados a estadias, alimentação, kits esportivos, arbitragem e premiações. Segundo o secretário estadual do Esporte, Hélio Wirbiski, as olimpíadas representam o auge da política paradesportiva do estado.
“Mais do que jogos esportivos, o evento promove direitos, educação e cidadania, dando protagonismo às pessoas com deficiência”, destacou.
O evento é organizado pela Federação das APAEs do Estado do Paraná (Feapaes) e pela APAE de Foz do Iguaçu, com apoio do Governo do Paraná, por meio das secretarias de Esporte e de Desenvolvimento Social e Família. A competição conta ainda com apoio da iniciativa privada, como a Audi do Brasil, dentro do programa Paraná Competitivo.
O WhatsApp acaba de anunciar um novo recurso que promete facilitar a vida de quem…
A Prefeitura de Reserva, por meio da Secretaria de Obras e do Posto da Brigada…
Nesta terça-feira (23), é celebrado o “Dia Internacional das Línguas de Sinais”, instituído pela Assembleia…
A Seleção Sub-13 de Reserva teve sua participação confirmada na Copa 4 Ventos, competição que…
A transformação de resíduos em oportunidades sociais, ambientais e econômicas é uma realidade na região…
Agora é lei: o Paraná tem o menor IPVA do Brasil. A nova alíquota do…