O município de Ivaí recebeu nesta segunda-feira mais uma ação de matriciamento do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde). O Centro Municipal do Idoso acolheu integrantes da Linha de Cuidado de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, que puderam compartilhar conhecimentos com os Agentes Comunitários (ACS). “Estas ações são importantes para alinharmos a estratificação”, destacou a médica, Amanda Hossaka, falando dos pacientes da Atenção Primária que devem ser encaminhados ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME).
Coordenadora do Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios de Saúde, o Qualicis, em Ivaí, Stéphanie Feltrin Santiago Colacino falou sobre o tema abordado. “A classificação de risco, bem como a importância de levar por escrito todos os medicamentos que os idosos fazem uso”, relatou.
Um dos instrumentos para a estratificação dos idosos, o formulário de compartilhamento de cuidados, IVCF-20, foi abordado durante a capacitação. “É por meio dele que os pacientes chegam ao Consórcio”, esclarece Amanda. Os aspectos multidimensionais, conforme a profissional, devem ser integrados, como físicos, cognitivos, emocionais e sociais.
Para a médica, o alinhamento com a Atenção Primária é de suma importância para o bom trabalho em Rede. “A busca ativa dos ACS, o feedback, e os planos terapêuticos singulares feitos pelos enfermeiros e médicos do Programa Saúde da Família são essenciais”, comenta.
Fonte – CimSaúde.
A Sanepar informou em nota oficial, por volta das 12 horas deste sábado, dia 08,…
As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 serão realizadas neste…
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) e os serviços de saúde atenderam, até…
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) classificou como um tornado a…
No começo da tarde desta sexta-feira, dia 07, por volta das 13h00, na altura do…
A 1ª edição do Catálogo de Produtos da região será lançada de 4 a 7…