O município de Ivaí recebeu nesta segunda-feira mais uma ação de matriciamento do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde). O Centro Municipal do Idoso acolheu integrantes da Linha de Cuidado de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, que puderam compartilhar conhecimentos com os Agentes Comunitários (ACS). “Estas ações são importantes para alinharmos a estratificação”, destacou a médica, Amanda Hossaka, falando dos pacientes da Atenção Primária que devem ser encaminhados ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME).
Coordenadora do Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios de Saúde, o Qualicis, em Ivaí, Stéphanie Feltrin Santiago Colacino falou sobre o tema abordado. “A classificação de risco, bem como a importância de levar por escrito todos os medicamentos que os idosos fazem uso”, relatou.
Um dos instrumentos para a estratificação dos idosos, o formulário de compartilhamento de cuidados, IVCF-20, foi abordado durante a capacitação. “É por meio dele que os pacientes chegam ao Consórcio”, esclarece Amanda. Os aspectos multidimensionais, conforme a profissional, devem ser integrados, como físicos, cognitivos, emocionais e sociais.
Para a médica, o alinhamento com a Atenção Primária é de suma importância para o bom trabalho em Rede. “A busca ativa dos ACS, o feedback, e os planos terapêuticos singulares feitos pelos enfermeiros e médicos do Programa Saúde da Família são essenciais”, comenta.
Fonte – CimSaúde.
O município de Reserva passa a contar, a partir da próxima semana, com uma nova…
Se existe uma receita para se tornar um fenômeno, a cantora Ana Castela parece ser…
Reserva encerrou dezembro com o pior desempenho do ano na geração de empregos formais e…
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira…
Empreendedores que desejam aderir ou regressar ao Simples Nacional têm até este sábado (31) para…
O mosquito-palha, responsável pela transmissão das leishmanioses, e o carrapato-estrela, que transmite a febre maculosa,…