A mobilidade urbana do Paraná vai receber uma injeção de R$ 2,4 bilhões por meio do Novo PAC. O estado teve 11 propostas habilitadas e consideradas aptas para a pré-seleção nas linhas de Mobilidade Grandes e Médias Cidades e de Renovação de Frota. O resultado do Novo PAC Seleções 2025 foi revelado na sexta-feira, 29 de agosto, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em evento no município mineiro de Contagem. São R$ 9,78 bilhões previstos em financiamentos em 12 estados.
Na modalidade Mobilidade Grandes e Médias Cidades, o estado do Paraná teve habilitada a proposta de VLT do Centro Cívico ao aeroporto. O financiamento autorizado é de R$ 2,2 bilhões.
Para Renovação de Frota, 10 propostas paranaenses foram aprovadas: uma proposta pela prefeitura de Foz do Iguaçu e nove pelo setor privado. A proposta de Foz do Iguaçu, no valor de R$ 21,7 milhões, prevê a aquisição de sete ônibus elétricos. As outras são da Viação Campos Gerais, no valor de R$ 34,5 milhões, para a compra de 25 ônibus Euro 6 para Ponta Grossa; da Viação do Sul, de R$ 1,9 milhão, para 3 ônibus Euro 6 em benefício de Curitiba, Almirante Tamandaré, Itaperuçu e Rio Branco do Sul; da Viação Cidade Sorriso, de R$ 49,2 milhões, para 41 veículos do mesmo tipo em Curitiba; e da Carris Porto-Alegrense, no valor de R$ 43,3 milhões, para 43 ônibus Euro 6 para o município de Colombo.
Há, ainda, propostas da Viação Santo Ângelo, no valor de R$ 44,1 milhões, para a compra de 46 ônibus Euro 6 para os municípios de Colombo, Bocaiúva do Sul e Curitiba; da Viação Rocio, no valor de R$ 49,5 milhões, para 53 ônibus Euro 6 para Paranaguá; da Viação Castelo Branco, no valor de R$ 5,2 milhões, para a compra de seis veículos do mesmo tipo para Quatro Barras e Campina Grande do Sul; da Viação Sorriso de Toledo, no valor de R$ 5,3 milhões, para seis ônibus Euro 6 para Toledo; e da Viação do Sul, no valor de R$ 6,4 milhões, para a compra de sete ônibus do mesmo tipo para Curitiba, Almirante Tamandaré, Rio Branco do Sul e Itaperuçu.
Na linha Mobilidade Grandes e Médias Cidades, foram habilitadas 28 propostas em 12 estados, que podem chegar a R$ 5 bilhões em financiamento ao setor público, além de uma proposta voltada ao setor privado, no valor de R$ 1 bilhão. Ao todo, são 29 propostas, com potencial de R$ 6 bilhões em investimentos.
No Refrota Setor Público, programa de renovação de frotas, foram habilitadas 12 propostas, que podem chegar a R$ 1,27 bilhão, e 74 do setor privado, no valor de R$ 2,47 bilhões. Ao todo são 86 propostas correspondentes a R$ 3,74 bilhões. O montante pode variar de acordo com a avaliação dos agentes financeiros. Estados, municípios e empresas privadas ainda podem encaminhar novas propostas.
Com a habilitação das propostas pelo PAC Seleções 2025 – Mobilidade Urbana, os estados e municípios devem apresentar aos agentes financeiros a documentação técnica necessária para a análise de viabilidade, incluindo avaliação de risco/endividamento e os projetos de engenharia. Com a validação, as propostas passam para a etapa de seleção final, a ser publicada pelo Ministério das Cidades.
As linhas de financiamento oferecidas com recursos do FGTS têm condições especiais: juros de 5,5% ao ano para sistemas sobre trilhos e de 6% ao ano para os demais, além de prazos de amortização que podem chegar a 30 anos para transporte sobre trilhos, com carência de até 48 meses.
Entre os tipos de investimentos possíveis no Mobilidade Grandes e Médias Cidades estão BRTs, metrôs, VLTs, corredores exclusivos, terminais, ciclovias integradas ao transporte público e sistemas de transporte inteligente. No Refrota 2025, estão ônibus elétricos, veículos padrão Euro 6, material rodante para trilhos e barcos para transporte aquaviário, além de sistemas e equipamentos de apoio operacional.
Fonte – Secretaria de Comunicação Social.
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