A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) entregou, nesta segunda-feira (1º), novos uniformes para dez Agentes Comunitárias de Endemias (ACE). As profissionais atuam diretamente nas residências, orientando moradores sobre a prevenção de doenças como dengue, zika e chikungunya, além de inspecionar e eliminar focos de vetores. Também realizam ações educativas em escolas e comunidades, participam de campanhas de vacinação e mutirões, entre outras atividades essenciais para a saúde pública.
A entrega contou com a presença da secretária de Saúde, Thais Didek, e da coordenadora da Atenção Primária, Taiane Guadagnin. Cada kit de uniforme inclui calça e bolsa na cor cáqui, camisa de manga comprida e boné em tom cinza-claro, além de um par de botinas escuras. A aquisição foi possível por meio de recursos do Programa de Qualificação da Vigilância em Saúde (Provigia), da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).
Embora ambos atuem próximos à população, é importante destacar a diferença entre os profissionais. O Agente de Combate a Endemias (ACE) concentra suas atividades no controle de doenças e vetores, como o mosquito Aedes aegypti. Já o Agente Comunitário de Saúde (ACS) tem foco no acompanhamento de famílias, na promoção do bem-estar e no apoio às equipes da Atenção Primária.
Reserva encerrou dezembro com o pior desempenho do ano na geração de empregos formais e…
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira…
Empreendedores que desejam aderir ou regressar ao Simples Nacional têm até este sábado (31) para…
O mosquito-palha, responsável pela transmissão das leishmanioses, e o carrapato-estrela, que transmite a febre maculosa,…
A morte de Leonir Castanha dos Santos, de 62 anos, morador da localidade da Barrinha,…
O assédio sexual é o termo mais utilizado pelas pessoas em geral quando elas querem…