Economia

Reserva chega ao terceiro mês consecutivo de saldo negativo na geração de empregos

Reserva teve em julho o terceiro mês seguido com saldo negativo na geração de empregos, de acordo com os dados divulgados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados -Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego.

Nos 7 meses do ano de 2025, 4 meses registraram números negativos e 3 tiveram números positivos no que se refere à criação de novos postos de trabalho.

E em julho, o grande vilão da história foi o Comércio reservense. O setor fechou no período 15 postos de trabalho, fruto da contratação de 33 profissionais, mas desligando 48, resultando assim no fechamento de 15 postos de trabalho.

A seguir vem a industria reservense, que em julho fechou 05 postos de trabalho, após a contratação de 12 profissionais e demissão de 17.

Apesar de um resultado tímido, o setor Agropecuário de Reserva abriu um novo posto de trabalho, contratando 20 e dispensando 19 profissionais.

Os setores que evitaram um resultado pior para Reserva em julho foram o de Serviços, que criou 5 novos postos de trabalho e a Construção, que criou 7 novos postos.

Reunindo todos os setores, Reserva obteve um número negativo de 7 postos de trabalho em julho.

Veja os gráficos:

No período de janeiro a julho de 2025, os números ainda são positivos, foram 1.192 admissões e 1.171 desligamentos, registrando assim um saldo de 21 postos de trabalho.

No ano, disparado como o grande vilão no município está o setor da Agropecuária, que fechou nestes 7 meses 55 postos de trabalho. Veja o gráfico:

Paraná

Foram criadas 8.140 novas vagas com carteira assinada no mercado de trabalho paranaense em julho de 2025, resultado de 172.912 admissões e 164.772 desligamentos. Apesar do saldo positivo, o desempenho representa uma queda de 43,1% em comparação com julho de 2024, quando foram gerados 14.295 empregos no estado.

O setor de Serviços foi o principal gerador de vagas, com a criação de 5.067 novos postos, crescimento de 2,7% em relação ao mesmo mês do ano anterior. A atividade segue como a maior empregadora do Paraná, reunindo 1.144.486 trabalhadores formais.

O Comércio também apresentou saldo positivo, com 1.151 novas vagas em julho, embora inferior ao resultado de 2024, quando foram 1.704 empregos.

A Indústria criou 2.239 empregos, mas recuou 61% em relação ao desempenho de julho de 2024. Já a Construção teve saldo de 312 vagas, uma retração de 85,8% em comparação ao mesmo mês do ano passado.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Tradução em tempo real chega ao WhatsApp para mensagens individuais e grupos

O WhatsApp acaba de anunciar um novo recurso que promete facilitar a vida de quem…

3 horas ago

Reserva monta força-tarefa e presta socorro a mais de 55 famílias atingidas por temporais

A Prefeitura de Reserva, por meio da Secretaria de Obras e do Posto da Brigada…

3 horas ago

Dia Internacional das Línguas de Sinais é celebrado nesta terça-feira (23)

Nesta terça-feira (23), é celebrado o “Dia Internacional das Línguas de Sinais”, instituído pela Assembleia…

4 horas ago

Seleção Sub-13 de Reserva vai disputar a Copa 4 Ventos em Castro

A Seleção Sub-13 de Reserva teve sua participação confirmada na Copa 4 Ventos, competição que…

5 horas ago

Cooperativa de reciclagem de Telêmaco Borba, com apoio da Klabin, tem a maior renda do país

A transformação de resíduos em oportunidades sociais, ambientais e econômicas é uma realidade na região…

5 horas ago

Ratinho Junior sanciona lei que reduz IPVA no Paraná para a menor alíquota do país

Agora é lei: o Paraná tem o menor IPVA do Brasil. A nova alíquota do…

6 horas ago