Estão abertas as inscrições para participar da 17ª edição do Encontro Nacional de Preparação Online para Pretendentes à Adoção. O prazo teve início nesta quinta-feira (04/09) e encerra às 19h do dia 04 de novembro. A formação é obrigatória para a habilitação no Cadastro Nacional de Adoção e constitui uma etapa essencial para uma adoção segura, responsável e consciente no país. A ação é promovida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio do Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e da Juventude (Consij) e da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ), com o apoio da Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR).
A iniciativa tem como objetivo informar e orientar os pretendentes quanto aos procedimentos legais e aos aspectos psicossociais envolvidos no processo de adoção. A capacitação é aberta a pretendentes de todo o Brasil.
O curso conta com uma carga horária total de 30 horas e será ofertado por meio da plataforma de ensino à distância da Ejud, em formato online e de forma gratuita. Os participantes assistirão às palestras gravadas e, posteriormente, participarão de encontros ao vivo com os palestrantes para debater os assuntos abordados e tirar dúvidas. A certificação será concedida somente aos participantes que obtiverem 100% de frequência e realizarem todas as atividades previstas no ambiente virtual.
A programação inclui reflexões sobre as expectativas e motivações para a adoção, aspectos legais do processo adotivo, os desafios da formação de novos vínculos familiares, entre outros. Além disso, o evento contará, ainda, com depoimentos de famílias que já passaram pelo processo, proporcionando uma formação comprometida com a realidade da adoção no Brasil.
Importância da iniciativa no processo de adoção
Segundo dados do Sistema Nacional de Adoção (SNA), o Estado do Paraná conta com 2.244 pretendentes habilitados para 684 crianças e adolescentes disponíveis ou vinculados para adoção. Desde 2009, a legislação brasileira determina que todos os pretendentes passem por um curso preparatório, etapa fundamental para a habilitação no processo adotivo, conforme determina o art. 197-C do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Inserido nesse cenário, o Encontro Nacional de Preparação Online para Pretendentes à Adoção do TJPR tem se consolidado como uma referência nacional na formação de pretendentes. Criado em 2017, o evento já reuniu mais de 22 mil pessoas, oriundas de todos os estados brasileiros, em uma iniciativa que alia o conteúdo técnico qualificado a uma abordagem sensível e comprometida com a realidade da adoção no país.
Dúvidas sobre o encontro poderão ser encaminhadas para os e-mails: encontrodeadocao@tjpr.jus.br | adocaoonline@gmail.com | atendimento.ead@tjpr.jus.br.
Fonte – TJPR.
O município de Reserva passa a contar, a partir da próxima semana, com uma nova…
Se existe uma receita para se tornar um fenômeno, a cantora Ana Castela parece ser…
Reserva encerrou dezembro com o pior desempenho do ano na geração de empregos formais e…
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira…
Empreendedores que desejam aderir ou regressar ao Simples Nacional têm até este sábado (31) para…
O mosquito-palha, responsável pela transmissão das leishmanioses, e o carrapato-estrela, que transmite a febre maculosa,…