Cotidiano

Aberta inscrição para o 17º Encontro Nacional Online de Adoção

Estão abertas as inscrições para participar da 17ª edição do Encontro Nacional de Preparação Online para Pretendentes à Adoção. O prazo teve início nesta quinta-feira (04/09) e encerra às 19h do dia 04 de novembro. A formação é obrigatória para a habilitação no Cadastro Nacional de Adoção e constitui uma etapa essencial para uma adoção segura, responsável e consciente no país. A ação é promovida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio do Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e da Juventude (Consij) e da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ), com o apoio da Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR).

A iniciativa tem como objetivo informar e orientar os pretendentes quanto aos procedimentos legais e aos aspectos psicossociais envolvidos no processo de adoção. A capacitação é aberta a pretendentes de todo o Brasil.

O curso conta com uma carga horária total de 30 horas e será ofertado por meio da plataforma de ensino à distância da Ejud, em formato online e de forma gratuita. Os participantes assistirão às palestras gravadas e, posteriormente, participarão de encontros ao vivo com os palestrantes para debater os assuntos abordados e tirar dúvidas. A certificação será concedida somente aos participantes que obtiverem 100% de frequência e realizarem todas as atividades previstas no ambiente virtual.

A programação inclui reflexões sobre as expectativas e motivações para a adoção, aspectos legais do processo adotivo, os desafios da formação de novos vínculos familiares, entre outros. Além disso, o evento contará, ainda, com depoimentos de famílias que já passaram pelo processo, proporcionando uma formação comprometida com a realidade da adoção no Brasil.

Importância da iniciativa no processo de adoção

Segundo dados do Sistema Nacional de Adoção (SNA), o Estado do Paraná conta com 2.244 pretendentes habilitados para 684 crianças e adolescentes disponíveis ou vinculados para adoção. Desde 2009, a legislação brasileira determina que todos os pretendentes passem por um curso preparatório, etapa fundamental para a habilitação no processo adotivo, conforme determina o art. 197-C do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Inserido nesse cenário, o Encontro Nacional de Preparação Online para Pretendentes à Adoção do TJPR tem se consolidado como uma referência nacional na formação de pretendentes. Criado em 2017, o evento já reuniu mais de 22 mil pessoas, oriundas de todos os estados brasileiros, em uma iniciativa que alia o conteúdo técnico qualificado a uma abordagem sensível e comprometida com a realidade da adoção no país.

Dúvidas sobre o encontro poderão ser encaminhadas para os e-mails: encontrodeadocao@tjpr.jus.br  | adocaoonline@gmail.com | atendimento.ead@tjpr.jus.br.

Fonte – TJPR.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Reserva ganha nova loja de autopeças com linha leve e pesada

O município de Reserva passa a contar, a partir da próxima semana, com uma nova…

7 horas ago

Ana Castela confirma status de fenômeno diante de 228 mil pessoas no Verão Maior Paraná

Se existe uma receita para se tornar um fenômeno, a cantora Ana Castela parece ser…

11 horas ago

Dezembro derruba vagas de emprego em Reserva, mas município fecha 2025 com saldo positivo

Reserva encerrou dezembro com o pior desempenho do ano na geração de empregos formais e…

12 horas ago

Fevereiro segue com bandeira tarifária verde e sem cobrança extra na conta de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira…

15 horas ago

Prazo para adesão ao Simples Nacional acaba neste sábado

Empreendedores que desejam aderir ou regressar ao Simples Nacional têm até este sábado (31) para…

15 horas ago

Carrapato e mosquito-palha: Saúde alerta para riscos e reforça cuidados

O mosquito-palha, responsável pela transmissão das leishmanioses, e o carrapato-estrela, que transmite a febre maculosa,…

15 horas ago