Meio Ambiente

Klabin intensifica ações contra incêndios florestais em apoio à campanha estadual no Paraná

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, participa da campanha de prevenção a incêndios florestais da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE Florestas) de 2025.

O reforço na prevenção acontece em um momento de atenção redobrada. Apesar da queda de 40% nos incêndios florestais no estado do Paraná, registrados entre janeiro e abril, segundo o Corpo de Bombeiros, o período mais crítico ainda está por vir. Entre junho e outubro, a combinação de estiagem, vegetação seca e descuido humano aumentam os riscos de fogo em áreas nativas e florestas plantadas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, 90% dos incêndios florestais têm origem em ações humanas. Queimas irregulares de lixo, uso de fogo para limpeza de terrenos e desrespeito a às normas de segurança ainda figuram entre as principais causas.

Tecnologia e equipes especializadas em controle a ocorrência de incêndios

Comprometida com a sustentabilidade e a segurança, a Klabin mantém uma estrutura permanente de monitoramento e controle a incêndios em suas florestas. A Companhia opera um sistema de vigilância 24 horas por dia, com 30 câmeras instaladas em torres de observação que alcançam até 40 quilômetros. As imagens são monitoradas em tempo real por uma equipe treinada, que age de forma rápida na identificação e informação apara a equipe de campo deslocar para o controle de focos.

Além da tecnologia, a empresa conta com 1500 colaboradores preparados para atuar em emergências, uma aeronave com capacidade para 480 litros de água, 9 caminhões adaptados ao estilo do Corpo de Bombeiros e 16 caminhões-pipa.

“O controle a incêndios florestais é uma responsabilidade compartilhada. Por isso, nossa atuação vai além da Klabin. Temos equipes e equipamentos prontos para ajudar as comunidades rurais e urbanas próximas, trabalhando lado a lado com os órgãos de segurança.”, destaca Carlos Cesar Santos, coordenador de Proteção Patrimonial Florestal da Klabin.

A campanha da APRE integra um esforço conjunto entre empresas, órgãos públicos e entidades de pesquisa, como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Embrapa Florestas e Ibama/Prevfogo. A meta é reforçar a cultura de prevenção e ampliar a educação ambiental em um dos períodos mais críticos para a vegetação nativa e as florestas plantadas do Paraná.

Sobre a Klabin

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e papel-cartão. Fundada em 1899, possui 22 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,5 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.

Somente no Paraná, investiu mais de R$36 bilhões nos últimos 10 anos e gera mais de 16 mil empregos (entre próprios e terceiros), em mais de 25 municípios próximos das operações da Companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais. A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. No Paraná, a área florestal da Companhia compreende mais de 679 mil hectares, sendo 40% áreas conservadas. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para os programas do Klabin Transforma: Semeando Educação, Matas Sociais, Matas Legais, Programa de Resíduos Sólidos e Programa Klabin Caiubi.

A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Dow Jones Best-in-Class Indices, com participação na carteira Global e de Mercados Emergentes. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Fonte – Assessoria de Imprensa – Klabin.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Após chuvas, Reserva e mais 4 localidades da região estão com o abastecimento paralisado devido à falta de energia

A Sanepar informou em nota oficial, por volta das 12 horas deste sábado, dia 08,…

10 horas ago

Enem 2025: saiba o que é permitido levar no primeiro dia de provas

As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 serão realizadas neste…

12 horas ago

Tornado causa destruição e deixa 6 mortos e ao menos 430 feridos no Paraná

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) e os serviços de saúde atenderam, até…

12 horas ago

Município de Rio Bonito do Iguaçu foi atingido por um tornado, confirma Simepar

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) classificou como um tornado a…

13 horas ago

Veiculo colide contra caminhão estacionado e deixa condutora com lesões graves

No começo da tarde desta sexta-feira, dia 07, por volta das 13h00, na altura do…

1 dia ago

Catálogo de produtos artesanais da região será lançado durante a ExpoIpiranga

A 1ª edição do Catálogo de Produtos da região será lançada de 4 a 7…

1 dia ago