Esportes

Paraná encerra primeiro bloco dos Jogos da Juventude em 2º lugar no quadro de medalhas

O Paraná encerrou o 1º bloco dos Jogos da Juventude 2025, em Brasília, com uma campanha de destaque. A delegação paranaense soma 53 medalhas – 14 de ouro, 20 de prata e 19 de bronze, garantindo a 2ª colocação geral no quadro de medalhas

Organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o evento é a maior competição nacional de base, reunindo atletas das 27 unidades da Federação até 25 de setembro. O Paraná participa com 225 integrantes entre atletas e treinadores, classificados a partir dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS), categoria 15 a 17 anos.

As principais conquistas vieram do atletismo e da natação que, juntos, somaram 39 medalhas. O atletismo confirmou sua força com 20 pódios (8 ouros, 7 pratas e 5 bronzes), incluindo títulos como o de Letícia Dominelli no lançamento de disco feminino, Maria Clara Francez no salto em altura e Nicole Herdy nos 3.000 metros.

Na natação, foram 19 medalhas (3 ouros, 8 pratas e 8 bronzes), com destaque para Gabriel Santos Carraro, campeão nos 100m livre e 100m borboleta, além da vitória no revezamento 4×100 medley misto.

A esgrima surpreendeu positivamente, com Laís Rossa levando o ouro na espada individual e no torneio de duplas mistas, e Henrique Freiberger ficou com a prata no individual.

Outros resultados importantes vieram do tênis de mesa (5 medalhas, incluindo o ouro por equipes femininas), do ciclismo (5 medalhas, com pódios de Ryan Murari e Laura Zenovelo) e da ginástica artística, com bronze para Agatha Luise na trave de equilíbrio.

A coordenadora dos Jogos Escolares do Paraná, Márcia Tomadon, que acompanha a delegação em Brasília, avaliou o desempenho paranaense. “O Paraná teve uma excelente participação no primeiro bloco, com destaque para o atletismo e a natação, que já eram nossas grandes apostas. Tivemos também uma surpresa muito bacana na esgrima, com a Laís e o Henrique faturando praticamente todas as medalhas da modalidade. Agora começam as modalidades coletivas, como basquete e futsal, e estamos muito confiantes”, afirmou.

Próximos Blocos – O 2º bloco de competições acontece de 15 a 19 de setembro, com disputas em wrestling, basquete, futsal, vôlei de praia, águas abertas, triathlon e remo virtual. Já o 3º bloco será de 21 a 25 de setembro, com badminton, judô, handebol, voleibol, ginástica rítmica e taekwondo.

Os resultados oficiais estão disponíveis no site dos Jogos da Juventude 2025 e as competições podem ser acompanhadas ao vivo no canal Time Brasil no YouTube.

Fonte – Agência Estadual de Notícias.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Ana Castela confirma status de fenômeno diante de 228 mil pessoas no Verão Maior Paraná

Se existe uma receita para se tornar um fenômeno, a cantora Ana Castela parece ser…

2 horas ago

Dezembro derruba vagas de emprego em Reserva, mas município fecha 2025 com saldo positivo

Reserva encerrou dezembro com o pior desempenho do ano na geração de empregos formais e…

4 horas ago

Fevereiro segue com bandeira tarifária verde e sem cobrança extra na conta de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira…

6 horas ago

Prazo para adesão ao Simples Nacional acaba neste sábado

Empreendedores que desejam aderir ou regressar ao Simples Nacional têm até este sábado (31) para…

7 horas ago

Carrapato e mosquito-palha: Saúde alerta para riscos e reforça cuidados

O mosquito-palha, responsável pela transmissão das leishmanioses, e o carrapato-estrela, que transmite a febre maculosa,…

7 horas ago

Município de Reserva tem nova denúncia de negligência médica

A morte de Leonir Castanha dos Santos, de 62 anos, morador da localidade da Barrinha,…

7 horas ago