Entre os dias 12 e 14 de setembro, João Pessoa (PB) recebeu o 17º Congresso Nacional da Pastoral Familiar, promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro, realizado no Centro de Convenções da capital paraibana, reuniu mais de 2,1 mil pessoas de todo o país, tornando-se um dos principais momentos de partilha, formação e espiritualidade da Igreja no Brasil.
A Diocese de Ponta Grossa esteve representada pelo bispo diocesano e referencial da Pastoral Familiar no Brasil, Dom Bruno Elizeu Versari, pelo padre Glauco de Camargo Pinto, assessor da Pastoral Familiar diocesana e do Regional Sul 2, além do casal coordenador diocesano Roseni Marconato e Wilians Pinto.
Com o tema “A família, peregrina da esperança”, o congresso contou com três dias de palestras, momentos de oração e convivência, reunindo casais, religiosos e lideranças dos 19 regionais da CNBB.
Para Dom Bruno, o encontro reforçou a centralidade da família na missão evangelizadora da Igreja.
“O encontro foi muito produtivo em termos de propostas para a caminhada da pastoral. Houve grande participação, cerca de 2.100 pessoas. Agora, a missão e o desafio é compreender que a pastoral familiar tem como missão principal evangelizar e ajudar outras famílias a buscar e viver a fé no seguimento de Jesus”, afirmou.
O bispo destacou ainda a importância da família como igreja doméstica, espaço essencial de transmissão da fé.
“Falamos da importância da catequese familiar, onde os pais são os primeiros catequistas dos filhos. A pastoral familiar pode contribuir de modo especial na formação das crianças na fé, em vista dos sacramentos e da vivência cristã”, completou.
Já o padre Glauco ressaltou a acolhida e a riqueza da experiência vivida em João Pessoa:
“Uma acolhida maravilhosa, um espaço fantástico e uma participação animadora. Voltamos muito motivados para continuar o trabalho em nossa diocese”, disse.
Além da programação formativa, o congresso também foi marcado pela presença da cultura nordestina, com apresentações artísticas, musicais e manifestações da religiosidade popular, que encantaram os participantes.
Ao final, ficou definida a próxima sede do Congresso Nacional da Pastoral Familiar: a cidade de Presidente Prudente (SP), no Regional Sul I, em 2028.
Fonte – Diocese de Ponta Grossa.
A Sanepar informou em nota oficial, por volta das 12 horas deste sábado, dia 08,…
As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 serão realizadas neste…
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) e os serviços de saúde atenderam, até…
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) classificou como um tornado a…
No começo da tarde desta sexta-feira, dia 07, por volta das 13h00, na altura do…
A 1ª edição do Catálogo de Produtos da região será lançada de 4 a 7…