Cotidiano

Diocese de Ponta Grossa participa do 17º Congresso Nacional da Pastoral Familiar em João Pessoa

Entre os dias 12 e 14 de setembro, João Pessoa (PB) recebeu o 17º Congresso Nacional da Pastoral Familiar, promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro, realizado no Centro de Convenções da capital paraibana, reuniu mais de 2,1 mil pessoas de todo o país, tornando-se um dos principais momentos de partilha, formação e espiritualidade da Igreja no Brasil.

A Diocese de Ponta Grossa esteve representada pelo bispo diocesano e referencial da Pastoral Familiar no Brasil, Dom Bruno Elizeu Versari, pelo padre Glauco de Camargo Pinto, assessor da Pastoral Familiar diocesana e do Regional Sul 2, além do casal coordenador diocesano Roseni Marconato e Wilians Pinto.

Com o tema “A família, peregrina da esperança”, o congresso contou com três dias de palestras, momentos de oração e convivência, reunindo casais, religiosos e lideranças dos 19 regionais da CNBB.

Para Dom Bruno, o encontro reforçou a centralidade da família na missão evangelizadora da Igreja.

“O encontro foi muito produtivo em termos de propostas para a caminhada da pastoral. Houve grande participação, cerca de 2.100 pessoas. Agora, a missão e o desafio é compreender que a pastoral familiar tem como missão principal evangelizar e ajudar outras famílias a buscar e viver a fé no seguimento de Jesus”, afirmou.

O bispo destacou ainda a importância da família como igreja doméstica, espaço essencial de transmissão da fé.

“Falamos da importância da catequese familiar, onde os pais são os primeiros catequistas dos filhos. A pastoral familiar pode contribuir de modo especial na formação das crianças na fé, em vista dos sacramentos e da vivência cristã”, completou.

Já o padre Glauco ressaltou a acolhida e a riqueza da experiência vivida em João Pessoa:

“Uma acolhida maravilhosa, um espaço fantástico e uma participação animadora. Voltamos muito motivados para continuar o trabalho em nossa diocese”, disse.

Além da programação formativa, o congresso também foi marcado pela presença da cultura nordestina, com apresentações artísticas, musicais e manifestações da religiosidade popular, que encantaram os participantes.

Ao final, ficou definida a próxima sede do Congresso Nacional da Pastoral Familiar: a cidade de Presidente Prudente (SP), no Regional Sul I, em 2028.

Fonte – Diocese de Ponta Grossa.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Após chuvas, Reserva e mais 4 localidades da região estão com o abastecimento paralisado devido à falta de energia

A Sanepar informou em nota oficial, por volta das 12 horas deste sábado, dia 08,…

15 horas ago

Enem 2025: saiba o que é permitido levar no primeiro dia de provas

As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 serão realizadas neste…

17 horas ago

Tornado causa destruição e deixa 6 mortos e ao menos 430 feridos no Paraná

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) e os serviços de saúde atenderam, até…

18 horas ago

Município de Rio Bonito do Iguaçu foi atingido por um tornado, confirma Simepar

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) classificou como um tornado a…

18 horas ago

Veiculo colide contra caminhão estacionado e deixa condutora com lesões graves

No começo da tarde desta sexta-feira, dia 07, por volta das 13h00, na altura do…

1 dia ago

Catálogo de produtos artesanais da região será lançado durante a ExpoIpiranga

A 1ª edição do Catálogo de Produtos da região será lançada de 4 a 7…

1 dia ago