Cotidiano

Diocese de Ponta Grossa participa do 17º Congresso Nacional da Pastoral Familiar em João Pessoa

Entre os dias 12 e 14 de setembro, João Pessoa (PB) recebeu o 17º Congresso Nacional da Pastoral Familiar, promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro, realizado no Centro de Convenções da capital paraibana, reuniu mais de 2,1 mil pessoas de todo o país, tornando-se um dos principais momentos de partilha, formação e espiritualidade da Igreja no Brasil.

A Diocese de Ponta Grossa esteve representada pelo bispo diocesano e referencial da Pastoral Familiar no Brasil, Dom Bruno Elizeu Versari, pelo padre Glauco de Camargo Pinto, assessor da Pastoral Familiar diocesana e do Regional Sul 2, além do casal coordenador diocesano Roseni Marconato e Wilians Pinto.

Com o tema “A família, peregrina da esperança”, o congresso contou com três dias de palestras, momentos de oração e convivência, reunindo casais, religiosos e lideranças dos 19 regionais da CNBB.

Para Dom Bruno, o encontro reforçou a centralidade da família na missão evangelizadora da Igreja.

“O encontro foi muito produtivo em termos de propostas para a caminhada da pastoral. Houve grande participação, cerca de 2.100 pessoas. Agora, a missão e o desafio é compreender que a pastoral familiar tem como missão principal evangelizar e ajudar outras famílias a buscar e viver a fé no seguimento de Jesus”, afirmou.

O bispo destacou ainda a importância da família como igreja doméstica, espaço essencial de transmissão da fé.

“Falamos da importância da catequese familiar, onde os pais são os primeiros catequistas dos filhos. A pastoral familiar pode contribuir de modo especial na formação das crianças na fé, em vista dos sacramentos e da vivência cristã”, completou.

Já o padre Glauco ressaltou a acolhida e a riqueza da experiência vivida em João Pessoa:

“Uma acolhida maravilhosa, um espaço fantástico e uma participação animadora. Voltamos muito motivados para continuar o trabalho em nossa diocese”, disse.

Além da programação formativa, o congresso também foi marcado pela presença da cultura nordestina, com apresentações artísticas, musicais e manifestações da religiosidade popular, que encantaram os participantes.

Ao final, ficou definida a próxima sede do Congresso Nacional da Pastoral Familiar: a cidade de Presidente Prudente (SP), no Regional Sul I, em 2028.

Fonte – Diocese de Ponta Grossa.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Reserva ganha nova loja de autopeças com linha leve e pesada

O município de Reserva passa a contar, a partir da próxima semana, com uma nova…

14 horas ago

Ana Castela confirma status de fenômeno diante de 228 mil pessoas no Verão Maior Paraná

Se existe uma receita para se tornar um fenômeno, a cantora Ana Castela parece ser…

17 horas ago

Dezembro derruba vagas de emprego em Reserva, mas município fecha 2025 com saldo positivo

Reserva encerrou dezembro com o pior desempenho do ano na geração de empregos formais e…

19 horas ago

Fevereiro segue com bandeira tarifária verde e sem cobrança extra na conta de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira…

22 horas ago

Prazo para adesão ao Simples Nacional acaba neste sábado

Empreendedores que desejam aderir ou regressar ao Simples Nacional têm até este sábado (31) para…

22 horas ago

Carrapato e mosquito-palha: Saúde alerta para riscos e reforça cuidados

O mosquito-palha, responsável pela transmissão das leishmanioses, e o carrapato-estrela, que transmite a febre maculosa,…

22 horas ago