A Secretaria Municipal de Saúde de Reserva divulgou nesta semana o boletim atualizado da dengue. Até o momento, o município contabiliza 90 notificações, das quais 10 foram confirmadas, 79 descartadas e 1 segue em investigação.
A partir de agora, além da dengue, a secretaria também passará a divulgar dados referentes à chikungunya, outra doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Apesar de terem o mesmo vetor, ambas apresentam sintomas diferentes.
Principais sintomas
Dengue: febre alta de início súbito (acima de 39°C), dor de cabeça intensa, principalmente atrás dos olhos, dores musculares e articulares, manchas vermelhas na pele e, em casos graves, sangramentos nas mucosas.
Chikungunya: febre alta geralmente de curta duração, dor intensa e inchaço nas articulações (mãos, pés, joelhos e tornozelos) que pode persistir por semanas ou até meses, além de dor de cabeça, dores musculares, manchas na pele, náuseas e vômitos.
Prevenção
A Secretaria reforça a importância de eliminar focos de água parada, utilizar repelente regularmente e dar preferência a roupas que cubram braços e pernas para reduzir o risco de picadas do mosquito.
Em caso de sintomas suspeitos, a orientação é procurar imediatamente a UBS mais próxima ou o Pronto Atendimento Municipal para avaliação médica.
Fonte – Prefeitura Municipal de Reserva.
A Sanepar informou em nota oficial, por volta das 12 horas deste sábado, dia 08,…
As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 serão realizadas neste…
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) e os serviços de saúde atenderam, até…
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) classificou como um tornado a…
No começo da tarde desta sexta-feira, dia 07, por volta das 13h00, na altura do…
A 1ª edição do Catálogo de Produtos da região será lançada de 4 a 7…