Paraná

Com mais de 500 km, Caminho da Escarpa Devoniana recebe primeira sinalização

Às margens do Rio Iguaçu, no histórico Cais do Porto, em Porto Amazonas, foi instalada em 18 de setembro de 2025 a primeira placa de entrada de trilha do Caminho da Escarpa Devoniana, apresentando trajeto, atrativos e pontos de apoio mapeados pela iniciativa. O ato simbólico marca o início de nova fase da estruturação oficial de um percurso que promete transformar o turismo regional, integrando nove municípios da região dos Campos Gerais.

As trilhas de longo curso são roteiros que conectam comunidades, locais históricos e belezas naturais por meio de caminhadas e pedaladas. No caso da Escarpa Devoniana, o caminho percorre cenários nos campos gerais do Paraná e floresta de Araucária, paisagens singulares da Mata Atlântica especialmente modelados pela transição natural entre o Primeiro e o Segundo Planalto Paranaense.

O Caminho da Escarpa Devoniana é um esforço conjunto, com liderança regional da Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais – Adetur, apoio técnico e ambiental do ICMBio e participação ativa de prefeituras e comunidades, dentro da lógica de turismo sustentável da Rede Brasileira de Trilhas.

O projeto já soma mais de 250 km demarcados por sinalização rústica, com “pegadas” amarelas e pretas, padrão de sinalização da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso e Conectividade, que foram acompanhadas de reuniões com comunidades e oficinas práticas de sinalização que fortalecem o engajamento local. As placas de localidade serão instaladas ao longo do caminho, em pontos-chaves da trilha de longo curso.

As placas instaladas desempenham um papel essencial na experiência do visitante, pois vão além da função de indicar direções, trazem informações sobre a história, a cultura, aspectos ambientais e atrativo da região, despertando curiosidade e valorização do patrimônio local, fortalecendo a identidade dos destinos e o sentimento de conexão com o território.

O presidente da Adetur Campos Gerais, Guilherme Forbeck, comemora: “Estamos iniciando um novo capítulo para o turismo regional. Esta trilha vai aproximar visitantes da nossa natureza e cultura, gerando oportunidades para as comunidades locais”.

O representante do ICMBio, Benjamin Bordallo, reforçou a importância da iniciativa: “A trilha é também uma ferramenta de conservação, que conduz os visitantes por áreas protegidas Federais, Estaduais e Municipais ao longo da rota. Ao conhecerem as paisagens formados pela Escarpa Devoniana, as pessoas são apresentadas aos motivos que trazem valor em preservar esse território único, suas belezas naturais e as culturas que se nela se estabeleceram, não somente nos tempos modernos, mas desde a ocupação pelos povos originários ”.

Já o Diretor do Departamento Municipal de Esporte, Recreação e Turismo, Sandro Muller Placha, reforçou o impacto local: “Com a instalação da primeira placa aqui, Porto Amazonas se firma como porta de entrada da trilha e amplia seu potencial de atrair visitantes e movimentar a economia”.

As próximas instalações destas placas estão previstas para os municípios de Ponta Grossa, Arapoti, Palmeira e Piraí do Sul.

Fonte – Assessoria de Comunicação.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Município de Reserva tem nova denúncia de negligência médica

A morte de Leonir Castanha dos Santos, de 62 anos, morador da localidade da Barrinha,…

21 minutos ago

Entenda a diferença entre assédio e importunação sexual; Paraná já registra mais de 1.100 casos em 2026

O assédio sexual é o termo mais utilizado pelas pessoas em geral quando elas querem…

27 minutos ago

AMCG define nova coordenação de Esportes nos Campos Gerais

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) definiu, nesta semana, a nova coordenação da…

1 hora ago

Moradora da localidade do Vau, em Reserva, está desaparecida e família pede ajuda para localizá-la

Uma mulher moradora da localidade do Vau, no interior de Reserva está desaparecida desde a…

18 horas ago

Fim de semana em Reserva terá calor, instabilidade e chance de chuva, diz Simepar

A previsão do tempo para o fim de semana em Reserva indica que, após a…

20 horas ago

A novela continua: DER/PR homologa pavimentação entre Imbaú e Reserva

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e…

21 horas ago