Cotidiano

Reserva monta força-tarefa e presta socorro a mais de 55 famílias atingidas por temporais

A Prefeitura de Reserva, por meio da Secretaria de Obras e do Posto da Brigada Comunitária (PBC), divulgou nesta terça-feira (23) o primeiro balanço das ações realizadas em resposta aos fortes temporais e vendavais que atingiram o município, especialmente na madrugada de segunda-feira (22). Até o momento, mais de 55 famílias foram atendidas com a distribuição de lonas, sendo que 32 delas também receberam telhas. Felizmente, não há registros de pessoas desalojadas.

Uma força-tarefa foi criada ainda durante a madrugada para desobstruir pontos bloqueados, com foco nas rodovias PR-239 e PR-441, especialmente nas regiões da Anta Magra e sentido Caetano Mendes, entre Reserva e Tibagi as mais afetadas. Brigadistas e servidores da Secretaria de Obras atuaram intensamente para liberar as vias. O Departamento de Estradas e Rodagem (DER) enviou uma equipe de 15 pessoas para colaborar na remoção de galhos e árvores caídas, trabalho que ainda estava em andamento nesta terça-feira.

Na área urbana e estradas já citadas, foram registradas mais de 100 quedas de árvores, como nas proximidades do Banco do Brasil e do Cmei Maria de Lourdes Viana. As equipes da Prefeitura agiram prontamente para realizar a limpeza e liberar a maior quantidade possível de trechos afetados. Segundo o coordenador civil do PBC, Adjalma de Oliveira, os levantamentos continuam, especialmente nas áreas rurais, e os trabalhos de reparo seguirão nos próximos dias até que a situação esteja completamente normalizada.

Já tínhamos um plano de ação e, com a integração das forças municipais e estaduais, estamos conseguindo chegar a quem precisa. Ontem, por exemplo, mesmo sem energia, conseguimos atender rapidamente a fila que se formou pela manhã. Agora é o momento de avaliar o tamanho real estrago, mas felizmente não temos desalojados, somente danos materiais, afirmou Oliveira.

No balanço divulgado, foram entregues mais de 200 telhas de fibrocimento e cerca de 1,8 mil metros de lonas. O protocolo de atendimento é simples, os afetados devem procurar o Pátio de Obras, preencher um cadastro rápido e receber os materiais conforme a necessidade identificada.

Fiação elétrica e contatos de emergência

O município enfrentou várias horas sem energia elétrica, com quedas de árvores atingindo fios de alta-tensão. Em casos como esse, a orientação é entrar em contato com a Copel pelo aplicativo ou pelo telefone 0800 51 00 116, tendo em mãos a matrícula da unidade consumidora.

A Defesa Civil está localizada próxima ao Pátio de Obras e pode ser acionada pelos canais prioritários, 199, 193, (42) 3276-1819 e WhatsApp (42) 99127-7476. Já a Secretaria de Obras atende pelo número (42) 99856-8259.

Fonte – Prefeitura Municipal de Reserva.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Reserva ganha nova loja de autopeças com linha leve e pesada

O município de Reserva passa a contar, a partir da próxima semana, com uma nova…

14 horas ago

Ana Castela confirma status de fenômeno diante de 228 mil pessoas no Verão Maior Paraná

Se existe uma receita para se tornar um fenômeno, a cantora Ana Castela parece ser…

17 horas ago

Dezembro derruba vagas de emprego em Reserva, mas município fecha 2025 com saldo positivo

Reserva encerrou dezembro com o pior desempenho do ano na geração de empregos formais e…

19 horas ago

Fevereiro segue com bandeira tarifária verde e sem cobrança extra na conta de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira…

22 horas ago

Prazo para adesão ao Simples Nacional acaba neste sábado

Empreendedores que desejam aderir ou regressar ao Simples Nacional têm até este sábado (31) para…

22 horas ago

Carrapato e mosquito-palha: Saúde alerta para riscos e reforça cuidados

O mosquito-palha, responsável pela transmissão das leishmanioses, e o carrapato-estrela, que transmite a febre maculosa,…

22 horas ago