Regional

Prefeitos da AMCG ressaltam impacto da nova torre do HU-UEPG na saúde regional

Prefeitos e prefeitas da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) participaram da cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a construção da nova torre do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU-UEPG), em Ponta Grossa. O evento foi realizado na noite de segunda-feira (22).

O projeto será viabilizado com um investimento total de R$ 107 milhões. A nova estrutura prevê 260 leitos, quatro centros cirúrgicos, novos leitos de UTI e áreas modernizadas, ampliando a capacidade de atendimento para mais de 1 milhão de pessoas dos Campos Gerais e de outras regiões próximas.

A presidente da AMCG e prefeita de Imbaú, Dayane Sovinski, destacou a importância coletiva do projeto. “O HU-UEPG não é apenas um hospital universitário, mas sim a principal referência hospitalar dos Campos Gerais. A assinatura da ordem de serviço da nova torre é uma conquista que vai melhorar o acesso e a qualidade do atendimento para a população dos municípios que compõem nossa região. É um momento histórico para a saúde e reforça o papel da união regional em torno de grandes causas. Em nome das nossas cidades, agradeço a todos os responsáveis por essa iniciativa tão importante, destacando o trabalho do reitor da Universidade, Miguel Sanches Neto, e também do deputado federal Aliel Machado”, afirmou.

Benefícios para a população

A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, ressaltou o impacto da ampliação para a cidade polo e para as demais localidades. “A assinatura da ordem de serviço representa muito mais que o início de uma obra: simboliza um ato de esperança, de compromisso e de avanço coletivo. Mais do que o investimento, celebramos o esforço conjunto da UEPG, do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde e, especialmente, do mandato do deputado federal Aliel Machado”, destacou.

O prefeito de São João do Triunfo, Mário Cezar, lembrou o caráter regional do HU-UEPG. “É um investimento de extrema importância, em que todos os municípios da região saem fortalecidos. Nossa cidade também tem o Hospital Universitário como referência. Com a ampliação dos atendimentos, nossa população será mais e melhor atendida. Destaco a relevância da intervenção do deputado federal Aliel Machado, o apoio do Governo Federal e do Governo do Estado, além do grande trabalho da UEPG”, apontou.

Para o prefeito de Ivaí, Orli de Cristo, a ampliação representa segurança para os municípios de menor porte. “É muito importante. Saúde é sempre prioridade. A demanda que o hospital regional atende é muito grande — são mais de 1 milhão de pessoas. Com mais uma torre, dobrando a capacidade, teremos um atendimento ainda melhor. Temos que agradecer todo esse trabalho conjunto que vem sendo feito em prol da região”, destacou.

Atendimento com dignidade

O prefeito de Ventania, Zélio Bittencourt, também destacou o impacto positivo da nova torre. “É uma obra fundamental, que vai favorecer todos os municípios dos Campos Gerais. É uma conquista que devemos aplaudir, resultado de uma parceria importante entre tantas frentes em prol da população”, afirmou.

O prefeito de Castro, Dr. Reinaldo Cardoso, avaliou a relevância da ampliação para a realidade dos municípios. “É uma conquista fundamental. Na saúde, os leitos hospitalares, de UTI e os atendimentos especializados são sempre uma preocupação. A ampliação do Hospital Regional otimiza ainda mais um atendimento gratuito para a nossa gente. Para nós, municípios, é muito importante. Todos os prefeitos estão na expectativa para que o projeto seja concluído o mais rápido possível. Parabenizo o deputado Aliel, a UEPG e todos os envolvidos nesta grande conquista”, disse o gestor.

O prefeito de Ortigueira, Ary Mattos, destacou a relevância do projeto também para os municípios mais distantes. “A saúde não é gasto, é investimento. Este é um projeto que vem para trazer muita qualidade de vida para toda a região, inclusive para Ortigueira e os municípios mais afastados. Estamos muito felizes com esse investimento significativo, que vai ampliar ainda mais o atendimento”, concluiu.

Fonte – AMCG.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Reserva ganha nova loja de autopeças com linha leve e pesada

O município de Reserva passa a contar, a partir da próxima semana, com uma nova…

17 horas ago

Ana Castela confirma status de fenômeno diante de 228 mil pessoas no Verão Maior Paraná

Se existe uma receita para se tornar um fenômeno, a cantora Ana Castela parece ser…

21 horas ago

Dezembro derruba vagas de emprego em Reserva, mas município fecha 2025 com saldo positivo

Reserva encerrou dezembro com o pior desempenho do ano na geração de empregos formais e…

22 horas ago

Fevereiro segue com bandeira tarifária verde e sem cobrança extra na conta de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira…

1 dia ago

Prazo para adesão ao Simples Nacional acaba neste sábado

Empreendedores que desejam aderir ou regressar ao Simples Nacional têm até este sábado (31) para…

1 dia ago

Carrapato e mosquito-palha: Saúde alerta para riscos e reforça cuidados

O mosquito-palha, responsável pela transmissão das leishmanioses, e o carrapato-estrela, que transmite a febre maculosa,…

1 dia ago