O Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa (PR), passa a oferecer um novo protocolo de acolhimento e proteção às mulheres, com o objetivo de tornar a experiência turística ainda mais segura e inclusiva.
A iniciativa consiste em três sinais discretos de pedido de ajuda, já disponíveis no parque:
Sinal universal de socorro – feito com a mão, este sinal, que consiste em levantar a mão, com a palma voltada para fora, dobrar o polegar encostando-o na palma, fechar os outros quatro dedos sobre o polegar, como se o estivesse “prendendo”.
Pulseira rosa – pode ser solicitada na bilheteria. Ao receber o item, a visitante aciona de imediato a equipe de atendimento, que estará preparada para prestar suporte e garantir a segurança necessária.
Drink rosa – disponível no restaurante do parque. O simples pedido do item funciona como alerta direto à equipe, que dará encaminhamento cuidadoso e sigiloso à situação.
De acordo com Leandro Ribas, gestor da Soul Vila Velha, concessionária responsável pela administração do Parque, a medida representa um passo essencial na criação de um ambiente de turismo mais seguro e humano.
“Queremos que todas as visitantes se sintam protegidas e acolhidas. O sinal com as mãos, a pulseira rosa e o drink rosa são ferramentas simples, mas muito eficazes, que permitem uma comunicação discreta em situações de risco. Esse cuidado faz parte da nossa missão de ir além da conservação da natureza, cuidando também das pessoas que nos escolhem como destino. Estar alinhado ao programa Viajantes Mais Seguras é motivo de orgulho e reforça nosso compromisso com o turismo responsável”, afirma Ribas.
Tanto a pulseira como o drink rosa já foram adotados pelo Parque Buraco do Padre no início do ano de 2025.
A ação aproxima o Parque Vila Velha de práticas já reconhecidas em centros turísticos internacionais e reafirma a vocação do atrativo como espaço de lazer, contato com a natureza e promoção do bem-estar. A certificação e o recebimento do Selo Viajantes Mais Seguras foi recebido pelo Parque em 2024.
Lançado pelo Governo do Paraná em 2024, o programa Viajantes Mais Seguras é uma parceria da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) e Secretaria do Turismo (Setu). Em dezembro do ano passado o Governo do Estado reconheceu 46 empresas e prestadores de serviços comprometidos com a segurança das mulheres no turismo com a entrega dos primeiros selos Viajantes + Seguras – iniciativa que tem a parceria do Sebrae/PR. Atualmente, a lista conta com mais de 100 empresas em todo o estado.
Fonte – Parque Estadual de Vila Velha.
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) informou neste sábado (4) que surgiram…
Na tarde da última quinta-feira a Prefeitura de Imbaú marcou presença na apresentação promovida pelo…
Um novo ataque de phishing está se espalhando rapidamente e tem como alvo usuários do…
Entre os dias 13 e 19 de outubro, acontece em toda a América Latina a…
Até as 16h desta sexta-feira (3), 113 casos de intoxicação por metanol após a ingestão…
Um homem de 29 anos foi preso preventivamente no final da tarde desta sexta-feira (3),…