Cotidiano

82% dos tutores no Brasil veem benefícios emocionais dos pets como investimento que vale a pena

Os pets deixaram de ser apenas animais de estimação e passaram a ocupar um lugar especial como verdadeiros membros da família. De acordo com estudo inédito da Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box, 65% dos tutores brasileiros estão dispostos a investir o que for preciso com seus pets e 52% dizem já ter priorizado o orçamento do animal em relação a outras necessidades pessoais.

Ter um pet vai muito além da companhia, é um investimento emocional que, para muitos, vale cada centavo. Os dados também revelam que 8 em cada 10 tutores acreditam que os benefícios emocionais de ter um animal de estimação compensam os custos envolvidos, reforçando o valor afetivo dessa relação.

Quando perguntados sobre a renda mensal, 41% dos tutores investem até R$ 300 por mês com seus pets. Já para 48%, o valor para cuidar de seus companheiros equivale a até 5% da renda mensal, enquanto 31% chegam a investir entre 6% e 10% de sua renda. No entanto, 39% dos tutores dividem as despesas com outras pessoas, mostrando que o cuidado com os animais muitas vezes é um compromisso compartilhado.

“O amor pelos pets acaba sendo tão grande que muitos tutores não medem esforços para garantir seu bem-estar. Por isso, o planejamento é o melhor amigo daqueles que desejam dar o melhor para os companheiros”, comenta Thiago Ramos, especialista em educação financeira da Serasa. “Incluir um novo integrante da família com responsabilidade exige também organização financeira. Através desse planejamento é possível cuidar dos animais com tranquilidade e segurança, sem comprometer o orçamento.”

O melhor amigo do humano

Quando perguntados sobre como pets ajudam no dia a dia, 89% dos tutores afirmam que os pets melhoraram o bem-estar emocional e 92% relatam que a presença dos animais ajudou a aliviar os sintomas de solidão e estresse. Os números mostram que o vínculo vai muito além do afeto, mas tem impacto direto na qualidade de vida.

Ainda de acordo com a pesquisa, 58% dos donos de pet têm mais de um animal de estimação em casa. A relação dos tutores com os pets começa de forma especial e diferente para cada tipo de situação. 39% optaram pela adoção, enquanto 32% resgataram seus companheiros de uma situação de abandono. Já 27% ganharam de presente de um amigo ou familiar. Independentemente de como começou, o vínculo nasce de escolhas movidas por amor e cuidado.

Fonte – Serasa.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Acidente na BR-376 no Paraná deixa idoso em estado grave e causa interdição da rodovia

Um grave acidente foi registrado na tarde desta segunda-feira, por volta das 15h30, no km…

11 horas ago

Contran aprova resolução que acaba com a obrigatoriedade de autoescola para CNH

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou, nesta segunda-feira (1º), a resolução que muda o…

11 horas ago

Empresa de Reserva abre vaga para Auxiliar de Plataforma na recepção de leite

Uma empresa do Município está com oportunidade de emprego aberta para o cargo de Auxiliar…

12 horas ago

Patrulheiros da Sustentabilidade vão melhorar estradas rurais e conservar água e solo no Paraná

O Governo do Paraná lançou nesta segunda-feira (1º), no Teatro Guaíra, em Curitiba, o programa…

13 horas ago

Rede estadual do Paraná abre etapa final de matrículas para 2026

Com expectativa de atender cerca de 100 mil alunos, a Secretaria da Educação do Paraná…

14 horas ago

Agência do Trabalhador de Reserva anuncia vaga para auxiliar administrativo

A Agência do Trabalhador de Reserva divulgou a abertura de uma nova vaga de emprego…

16 horas ago