Polícia

Apreensões de medicamentos pela PRF no Paraná crescem 138% em 2025

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Paraná tem registrado em 2025 um aumento de 138% nas apreensões de medicamentos importados ilegalmente – ou falsificados. Até setembro deste ano, mais de 32 mil unidades de medicamentos ilegais foram apreendidas, superando a quantidade interceptada durante todo o ano de 2024, que foi de pouco mais de 26 mil unidades. A maioria dos medicamentos apreendidos são substâncias utilizadas para favorecer o emagrecimento ou anabolizantes, transportados sem as condições adequadas de conservação. Os produtos são localizados pelo trabalho de fiscalização de rotina, que trabalha de forma orientada por inteligência: 40% das abordagens que resultaram na apreensão de medicamentos tiveram a participação do serviço de inteligência da PRF.

Os medicamentos apreendidos pela PRF são localizados sendo transportados sem os cuidados necessários para garantir a segurança do produto. Alguns exigem refrigeração com pequena margem de variação de temperatura, entretanto são levados em condições totalmente inadequadas — em temperaturas muito baixas, em caixas com gelo, escondidos dentro de equipamentos eletrônicos ou até mesmo na lataria de veículos, onde a temperatura é alta.

A PRF também tem observado que esse tipo de crime está associado a outros delitos, como o tráfico de drogas e o contrabando. É comum que criminosos realizem o transporte conjunto de outros produtos ilícitos de alto valor agregado, como o haxixe.

Outro risco para a população, muitas vezes atraída pela facilidade de aquisição sem prescrição médica e pelo preço inferior ao do mercado regular, é a compra de produtos falsificados. Sem comprovação de origem e sem mecanismos de controle ou acompanhamento pós-venda, esses medicamentos se tornam um campo fértil para quadrilhas especializadas em falsificação. Os danos podem ir muito além do financeiro, representando alto risco à saúde.

O transporte e a comercialização de medicamentos sem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), adulterados, falsificados ou sem comprovação de origem configuram crime previsto no artigo 273 do Código Penal. A legislação prevê punições severas para esse tipo de conduta, equiparando-a aos crimes hediondos, devido ao risco que representam à saúde pública. Mesmo pequenas quantidades transportadas de forma irregular já caracterizam o delito, pois cada unidade pode causar danos graves aos consumidores e sobrecarregar o sistema público de saúde. A pena prevista é de dez a quinze anos de reclusão, além de multa.

Apreensão de medicamentos – PRF Paraná

Período                       und.
2024 – até setembro 13.711.
2025 – até setembro 32.744.
2024 – todo o ano 26.287.

Fonte – PRF.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Paraná tem dois novos casos suspeitos de intoxicação por metanol registrados

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) informou neste sábado (4) que surgiram…

1 dia ago

Prefeitura de Imbaú participa de apresentação do Comando Regional da Polícia Militar

Na tarde da última quinta-feira a Prefeitura de Imbaú marcou presença na apresentação promovida pelo…

1 dia ago

Novo golpe no WhatsApp Web espalha malware e rouba dados de usuários: veja como se proteger

Um novo ataque de phishing está se espalhando rapidamente e tem como alvo usuários do…

1 dia ago

Ambliopia: especialistas alertam para doença silenciosa que afeta a visão infantil

Entre os dias 13 e 19 de outubro, acontece em toda a América Latina a…

2 dias ago

Ministério da Saúde registra 113 casos de intoxicação por metanol no país

Até as 16h desta sexta-feira (3), 113 casos de intoxicação por metanol após a ingestão…

2 dias ago

Ação conjunta prende homem por tráfico e associação ao crime em Cândido de Abreu

Um homem de 29 anos foi preso preventivamente no final da tarde desta sexta-feira (3),…

2 dias ago