Ponta Grossa

Catequista de Ponta Grossa é instituída pelo Papa no Vaticano durante Jubileu

No coração da Praça de São Pedro, diante de milhares de peregrinos vindos de todo o mundo, a voz de uma brasileira ecoou entre os arcos do Vaticano. Eis-me aqui, foi assim que Flávia Carla Nascimento, coordenadora diocesana da Pastoral de Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Ponta Grossa, respondeu ao chamado do Papa Leão XIV, no domingo, 28 de setembro, durante a Missa do Jubileu dos Catequistas.

Instituída oficialmente no ministério de catequista, Flávia não se via sozinha. A cada gesto, carregava consigo a catequese do Paraná, do Brasil e, de modo especial, a vida da Igreja diocesana de Ponta Grossa. Ao receber o crucifixo das mãos do Santo Padre, seu olhar se iluminou de emoção e responsabilidade.

Antes da celebração, um instante se gravou de maneira indelével na memória de Flávia: o encontro com o Papa diante da imagem da Pietà, dentro da Basílica de São Pedro. “Ele saudou cada um de nós com carinho. Sonhamos com esse momento: estar diante do Santo Padre e poder cumprimentá-lo. Foi muito especial.”

Durante a homilia, o Papa recordou a missão de todo catequista: ser testemunha viva do Evangelho. “Vocês, catequistas, são discípulos que se tornam testemunhas. A palavra catequista vem do verbo grego katēchein, que significa instruir de viva voz, fazer ressoar. Isto quer dizer que o catequista é uma pessoa de palavra, mas sobretudo uma palavra pronunciada com a própria vida”, disse o pontífice.

Para Flávia, instituída ao lado de outros 38 catequistas de diferentes países, a ocasião foi também um presente em preparação ao centenário da Diocese de Ponta Grossa, que será celebrado em 2026. “Foi uma graça também nessa preparação para o centenário da diocese. Quando eu estava lá, era a nossa diocese que estava representada, o nosso Paraná, o nosso Brasil”, afirma Flavia.

Uma delegação de 32 peregrinos da Diocese de Ponta Grossa estiveram no Vaticano para participar do Jubileu dos Catequistas, iniciado na sexta-feira, 26 de setembro. O grupo, formado por catequistas e familiares, foi acompanhado pela coordenadora diocesana da Animação Bíblico-Catequética, Flávia Carla Nascimento, e pelo assessor eclesiástico, padre Wagner Oliveira.

Fonte – Diocese de Ponta Grossa.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Acidente na BR-376 no Paraná deixa idoso em estado grave e causa interdição da rodovia

Um grave acidente foi registrado na tarde desta segunda-feira, por volta das 15h30, no km…

11 horas ago

Contran aprova resolução que acaba com a obrigatoriedade de autoescola para CNH

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou, nesta segunda-feira (1º), a resolução que muda o…

11 horas ago

Empresa de Reserva abre vaga para Auxiliar de Plataforma na recepção de leite

Uma empresa do Município está com oportunidade de emprego aberta para o cargo de Auxiliar…

12 horas ago

Patrulheiros da Sustentabilidade vão melhorar estradas rurais e conservar água e solo no Paraná

O Governo do Paraná lançou nesta segunda-feira (1º), no Teatro Guaíra, em Curitiba, o programa…

13 horas ago

Rede estadual do Paraná abre etapa final de matrículas para 2026

Com expectativa de atender cerca de 100 mil alunos, a Secretaria da Educação do Paraná…

13 horas ago

Agência do Trabalhador de Reserva anuncia vaga para auxiliar administrativo

A Agência do Trabalhador de Reserva divulgou a abertura de uma nova vaga de emprego…

15 horas ago