Economia

Confiança do empresário paranaense recua 5,2% em setembro, mostrando cautela no comércio

Os empresários do comércio não estão nada otimistas, no Paraná e nem restante do país. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), registrou queda de 5,2% em setembro, atingindo 90,2 pontos.

O resultado mantém a trajetória de retração observada desde janeiro de 2025. A partir de março, o indicador permanece abaixo da linha dos 100 pontos, patamar que separa a avaliação positiva da insatisfatória. Na comparação anual, a queda é ainda mais acentuada, de 13,1% frente a setembro de 2024.

No cenário nacional, o índice também recuou (-5%) e, pela primeira vez no ano, caiu para o campo da insatisfação, ao marcar 97,2 pontos. Entre os estados, os da região Sul apresentaram os menores níveis de confiança em todos os portes empresariais.

No Paraná, a maior retração foi registrada entre dirigentes de médias e grandes empresas, com baixa de 8,5% em relação a agosto e pontuação de 91,5 pontos. Já entre os micro e pequenos empresários, o índice ficou em 90,2 pontos, com redução de 5,1% no mês.

A pior avaliação recai sobre as Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), que somaram 63,8 pontos em setembro. O indicador caiu 8,6% na comparação mensal e 17,7% frente ao ano anterior, evidenciando a dificuldade dos empresários em lidar com o cenário econômico do presente.

Mesmo em patamar considerado satisfatório, as Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC) também recuaram: -4,4% no mês e -15,7% no ano, chegando a 110,2 pontos. Já os Investimentos do Empresário do Comércio (IIEC) acompanharam a tendência negativa, com retração de 3,6% em setembro e de 6,4% no comparativo anual, fechando em 96,7 pontos.

Fonte – Fecomércio.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Acidente na BR-376 no Paraná deixa idoso em estado grave e causa interdição da rodovia

Um grave acidente foi registrado na tarde desta segunda-feira, por volta das 15h30, no km…

11 horas ago

Contran aprova resolução que acaba com a obrigatoriedade de autoescola para CNH

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou, nesta segunda-feira (1º), a resolução que muda o…

12 horas ago

Empresa de Reserva abre vaga para Auxiliar de Plataforma na recepção de leite

Uma empresa do Município está com oportunidade de emprego aberta para o cargo de Auxiliar…

12 horas ago

Patrulheiros da Sustentabilidade vão melhorar estradas rurais e conservar água e solo no Paraná

O Governo do Paraná lançou nesta segunda-feira (1º), no Teatro Guaíra, em Curitiba, o programa…

13 horas ago

Rede estadual do Paraná abre etapa final de matrículas para 2026

Com expectativa de atender cerca de 100 mil alunos, a Secretaria da Educação do Paraná…

14 horas ago

Agência do Trabalhador de Reserva anuncia vaga para auxiliar administrativo

A Agência do Trabalhador de Reserva divulgou a abertura de uma nova vaga de emprego…

16 horas ago