O Paraná enfrentou fortes chuvas e quedas de granizo entre a noite desta segunda-feira (29) e a madrugada desta terça-feira (30), com pedras de gelo do tamanho de ovos de galinha em algumas regiões do estado. O fenômeno foi causado por um cavado meteorológico, um sistema de correntes de vento que favorece a formação de nuvens de tempestade, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
As tempestades foram acompanhadas de raios e ventos fortes, concentrando-se especialmente nas regiões dos Campos Gerais, centro-sul e leste do estado. No oeste, embora a instabilidade tenha perdido força, houve pancadas isoladas de chuva, intensificadas pela alta umidade e calor.
O Simepar alerta que novas chuvas significativas devem ocorrer ainda nesta terça-feira (30), iniciando pelo centro-sul, oeste e sudoeste do estado, deslocando-se em direção ao noroeste e leste do Paraná. Há risco de tempestades localizadas, com chuvas intensas, descargas elétricas e rajadas de vento, principalmente na metade sul.
Um temporal com ventos de até 68 km/h atingiu o sudoeste do Paraná, causando danos em Francisco Beltrão, onde cerca de 15 residências e comércios foram destelhados. Em Palmas, dez casas sofreram danos similares, enquanto em Dois Vizinhos a chuva forte provocou enxurradas em alguns pontos. Apesar da intensidade, ninguém se feriu.
A Copel mantém equipes em campo para restabelecer o fornecimento de energia nas regiões sudoeste, oeste e centro-sul. Somente na microrregião de Francisco Beltrão foram registradas 235 ocorrências relacionadas à rede elétrica, e 123 chamados próximos a Pato Branco.
Previsão para Reserva
Na cidade de Reserva, a população deve se preparar para dias de clima instável. Nesta terça-feira (30), a temperatura deve variar entre 16 °C e 29 °C, com 37% de chance de chuva. Na quarta-feira (1), mínima de 18 °C e máxima de 27 °C, com possibilidade de chuvas de 96%, indicando risco elevado de tempestades localizadas. Já na quinta-feira (2), a temperatura deve ficar entre 16 °C e 20 °C, sem previsão de chuva.
Meteorologistas alertam que, apesar das chuvas, as temperaturas devem se manter relativamente elevadas, mantendo a sensação de abafamento em boa parte do estado. A previsão aponta que o padrão de chuvas deve continuar até o sábado (4), principalmente na metade sul do Paraná.
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) informou neste sábado (4) que surgiram…
Na tarde da última quinta-feira a Prefeitura de Imbaú marcou presença na apresentação promovida pelo…
Um novo ataque de phishing está se espalhando rapidamente e tem como alvo usuários do…
Entre os dias 13 e 19 de outubro, acontece em toda a América Latina a…
Até as 16h desta sexta-feira (3), 113 casos de intoxicação por metanol após a ingestão…
Um homem de 29 anos foi preso preventivamente no final da tarde desta sexta-feira (3),…