Economia

Pix terá botão de contestação a partir desta quarta-feira; entenda a novidade

O Banco Central (BC) anunciou que o Pix terá um botão de contestação disponível para todos os usuários a partir desta quarta-feira (1º). A ferramenta poderá ser acessada por meio dos aplicativos dos bancos e das instituições financeiras.

A ideia é que o botão seja utilizado em casos de fraudes, golpes ou coerção no âmbito do Pix. Dessa forma, a contestação é feita de forma digital, sem precisar passar por interação humana. De acordo com o BC, o novo arranjo é uma melhoria do Mecanismo Especial de Devolução (MED), que permite a devolução de valores transferidos por Pix em situações específicas.

Com o MED, o usuário vítima de um golpe abre comunicação com o seu banco e pede a contestação da transferência. O objetivo do botão lançado agora é garantir mais velocidade a esse processo, o que permite bloquear os recursos na conta dos golpistas, aumentando a chance de devolução do dinheiro.

Isso porque, ao comunicar a contestação ao banco, o valor é bloqueado na conta de destino, voltando então para conta de origem. No entanto, nos casos de golpes, os criminosos movimentam os valores em diversas contas, o que impossibilita a ação do MED e dificulta a rastreabilidade do dinheiro.

O chefe adjunto do departamento de competição e de estrutura do mercado financeiro (Decem) do BC, Breno Lobo, explicou que, ao contestar a transação, a informação é instantaneamente repassada para o banco do golpista, que deverá bloquear os recursos em sua conta, caso existam.

“Depois do bloqueio, ambos os bancos têm até sete dias para analisar a contestação. Caso concordem que se trata realmente de um golpe, a devolução é efetuada diretamente para a conta da vítima. O prazo para essa devolução é de até 11 dias após a contestação”, disse.

Ele afirmou, no entanto, que o novo botão não poderá ser utilizado em casos de desacordos comerciais, arrependimento ou erros de digitação na chave Pix, sendo um canal exclusivo para vítimas de golpes.

Fonte – aRede.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Moradora da localidade do Vau, em Reserva, está desaparecida e família pede ajuda para localizá-la

Uma mulher moradora da localidade do Vau, no interior de Reserva está desaparecida desde a…

16 horas ago

Fim de semana em Reserva terá calor, instabilidade e chance de chuva, diz Simepar

A previsão do tempo para o fim de semana em Reserva indica que, após a…

18 horas ago

A novela continua: DER/PR homologa pavimentação entre Imbaú e Reserva

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e…

18 horas ago

Bunge voltará a produzir farinha de trigo Rosa Branca em Ponta Grossa

A Bunge, empresa líder em soluções para o agronegócio que conecta agricultores a consumidores de…

19 horas ago

Telêmaco Borba passa a contar com carreta de saúde da mulher para pacientes do SUS

Mais 32 municípios brasileiros passam a contar, a partir desta sexta-feira (30), com as carretas…

19 horas ago

Departamento de Esportes de Reserva realiza peneira de futsal para a Copa AMCG 2026

O Departamento de Esporte de Reserva realizará, em fevereiro, uma peneira de futsal com o…

19 horas ago