O Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Reserva, mantido pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, marcou presença no 5º Seminário de Educação a Distância, realizado nesta semana, na terça-feira (30) e na quarta-feira (1º), no campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em Guarapuava. Promovido pelo Fórum Estadual de Coordenadores de Polo (FECOUAB), o evento teve como tema: “Presencialidades conectadas na EAD, os desafios e oportunidades da UAB”.
O seminário reuniu um público diverso, composto por representantes de Instituições de Ensino Superior (IES) estaduais e federais, além de coordenadores de polos, tutores e secretários de educação de diversas cidades do Paraná. O município marcou presença pela secretária Ruth Eliane Faustin e pela coordenadora do Polo UAB local, Jossuelma de Fátima Almeida.
Para a secretária, a reunião foi uma oportunidade fundamental para aprofundar o conhecimento sobre as novas diretrizes do Marco Regulatório da Educação a Distância. “O seminário foi um espaço valioso de reflexão, com destaque para as mudanças trazidas pela nova legislação e os desafios e possibilidades da IA no contexto do polo”, afirmou.
A atual coordenadora do Polo, Jossuelma, destacou a importância do encontro para troca de ideias e o alinhamento de estratégias entre os participantes. Segundo ela, além das palestras e debates, o seminário “Proporcionou uma rica troca de experiências e o fortalecimento de parcerias entre os coordenadores de polos e representantes das universidades”.
Atualmente, o Polo UAB de Reserva desempenha um papel importante na oferta de ensino superior gratuito e de qualidade para a população reservense e da região. A instituição oferece 10 cursos em parceria com 5 renomadas instituições de ensino, totalizando 177 alunos matriculados.
Os cursos em andamento abrangem diversas áreas do conhecimento, incluindo licenciaturas em Pedagogia, Matemática, Letras Português e Espanhol e Letras Libras, oferecidas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Na área de bacharelado, há turmas de Administração Pública pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e pela UEPG.
Além disso, o polo se destaca pela oferta de cursos de especialização, como Tecnologia de Informática na Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Gerontologia (UEPG), Formação para Professores Atuarem no Atendimento Educacional Especializado (Unioeste) e Docência na Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR).
Fonte – Prefeitura Municipal de Reserva.