Em alusão ao Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde anunciou a ampliação da coleta do exame preventivo (Papanicolau), fundamental na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de colo do útero. A ação busca reforçar a conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde feminina.
De acordo com a programação, nos próximos cinco sábados as unidades de saúde estarão abertas em horário especial, das 8h às 16h, para atender as mulheres que desejarem realizar o exame. Além disso, haverá atendimento em horário estendido, das 17h às 21h, em três ocasiões: no dia 8 na Unidade de Saúde do Vau, no dia 15 no São Francisco e no dia 16 no Santa Helena.
O exame preventivo é simples, rápido e indolor, sendo indicado para mulheres entre 25 e 64 anos que já tenham iniciado a vida sexual. Conforme orientação do Ministério da Saúde, em situações normais o procedimento deve ser repetido a cada três anos.
A Secretaria reforça que a detecção precoce de alterações nas células do colo do útero aumenta as chances de tratamento eficaz e pode evitar procedimentos mais invasivos.
Fonte – Com informações da Prefeitura Municipal de Reserva.
Uma mulher moradora da localidade do Vau, no interior de Reserva está desaparecida desde a…
A previsão do tempo para o fim de semana em Reserva indica que, após a…
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e…
A Bunge, empresa líder em soluções para o agronegócio que conecta agricultores a consumidores de…
Mais 32 municípios brasileiros passam a contar, a partir desta sexta-feira (30), com as carretas…
O Departamento de Esporte de Reserva realizará, em fevereiro, uma peneira de futsal com o…